IEFP promove formação em Faro sobre utilização da salicórnia e algas na gastronomia regional

O Serviço de Formação Profissional de Faro, do Instituto do Emprego e Formação Profissional promoveu uma ação de formação sobre […]

O Serviço de Formação Profissional de Faro, do Instituto do Emprego e Formação Profissional promoveu uma ação de formação sobre “Novas Tendências para a Cozinha”, direcionada para os empresários de restauração da baixa de Faro, seus cozinheiros e respetivas equipas, da Associação Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.

A ação, com uma duração de 25 horas, teve início no dia 5 de abril e terminou em 18 de maio, nas instalações do Serviço de Formação Profissional de Faro, no Areal Gordo, em Faro.

Os formandos ficaram aptos para identificar e reconhecer as influências das diferentes culturas gastronómicas, assim como a variedade de algas, salicórnias e outros produtos regionais a utilizar na criação de novas receitas e reconhecer e aplicar as diferentes técnicas inovadoras e avançadas de confeção.

O objetivo principal desta ação de formação foi o de fomentar a utilização da salicórnia e de algas existentes na nossa região, na gastronomia algarvia.

A salicórnia (Salicornia ramosissima) é uma planta tolerante à água salgada, que cresce nos sapais e junto às salinas, nomeadamente, no Algarve, os da Ria Formosa e da Ria de Alvor.

Também chamada “espargo do mar”, por ter uma aparência semelhante, a salicórnia é usada noutros países, em especial em França, fresca em saladas (substituindo o sal) e em conserva.

É considerada um produto gourmet, e em muitos países, como em França, Espanha e Itália já é produzida para venda, mas em Portugal essa produção só agora começa a dar os primeiros passos.

Comentários

pub