Hospitais do Algarve vão ter 45 novos enfermeiros

O Centro Hospitalar do Algarve vai contar com 45 novos enfermeiros, depois de a Administração Regional de Saúde do Algarve […]

O Centro Hospitalar do Algarve vai contar com 45 novos enfermeiros, depois de a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) ter obtido a autorização do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado do Tesouro para contratar estes profissionais e colmatar parte das carências que existem na região, ao nível deste tipo de profissionais de saúde. O processo de recrutamento «será iniciado o mais breve possível», assegurou a ARSA.

Um reforço que acontece apenas um dia depois de o SEP ter alertado para a possibilidade de o SUB de Loulé trabalhar uma noite sem pessoal de enfermagem. A ARSA veio, entretanto, a público assegurar que isso não sucederia, apesar de a responsabilidade de assegurar o funcionamento daquela urgência básica ser do CHA.

A  medida vai ao encontro das reivindicações do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que vem chamando a atenção para a falta de enfermeiros na região, mas fica aquém das expetativas dos sindicalistas. Há cerca de um mês e meio, o dirigente regional do SEP Nuno Manjua considerou que os 45 enfermeiros que já se sabia, na altura, que estariam para ser contratados eram «insuficientes» e que iriam servir «em grande parte, para compensar as saídas» de profissionais, que se tem intensificado nos últimos anos.

Na mesma ocasião, o SEP alegou que faltam mais de 350 enfermeiros nas diferentes unidades de saúde do Algarve, 238 dos quais no CHA. Nos últimos dias, os sindicalistas denunciaram alegadas falhas no Serviço de Urgência Básica de Loulé, que, na sua visão, colocavam em causa o serviço prestado à população.

A ARSA diz estar «ciente da falta de recursos humanos na área de enfermagem» e defende que com a celebração destes contratos com 45 enfermeiros, irá, em colaboração com o CHA, «assegurar o normal funcionamento dos serviços daquela Unidade Hospitalar, designadamente, nas unidades de Faro, de Portimão e de Loulé», anunciou a ARS Algarve, numa nota de imprensa.

Apesar de não ter a tutela dos hospitais públicos do Algarve, a ARSA continua a ser a entidade responsável pela abertura dos concursos para preenchimento dos quadros do CHA.

«A ARS Algarve IP reforça, novamente, que tudo tem feito para continuar a assegurar a toda a população o acesso e a prestação de cuidados de saúde de que necessitem», diz esta entidade.

Comentários

pub