Guitarra, visitas grátis, ateliês e peddy-paper assinalam Dia dos Museus em Silves

Um concerto de guitarra, visitas grátis e guiadas ao Museu Municipal de Arqueologia, um dia com o oleiro e um […]

Um concerto de guitarra, visitas grátis e guiadas ao Museu Municipal de Arqueologia, um dia com o oleiro e um peddy-paper são as atividades a ser promovidas em Silves, entre os dias 17 e 20, para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio.

A programação especial abre com um concerto de guitarra de Juan León, no dia 17 de maio, às 21h30, onde serão interpretados temas que abordam não só o período clássico, mas alguns mais contemporâneos, de compositores sul-americanos.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, todos os visitantes terão entrada gratuita no Museu de Arqueologia de Silves.

Também neste dia, decorrerá a atividade “visitas acompanhadas por personagens de outros tempos”, onde quatro personagens da nossa História – um homem da Pré-História, um Romano, um Muçulmano e um Cristão – irão mostrar os objetos em uso na época em que cada um viveu.

As visitas irão realizar-se durante o período da manhã, das 10h00 às 13h00, e no período da tarde das 14h00 às 17h00, contemplando visitas ao poço-cisterna, classificado como monumento nacional.

Ainda no dia 18, pelas 16h00, decorrerá uma ação de integração na coleção de uma réplica de Inscrição árabe comemorativa da construção de uma torre na muralha da Almedina.

Na manhã do dia 19, terá início, pelas 10h00, “um dia com o oleiro da Mouraria”, atividade de expressão plástica com recurso à argila, onde os participantes serão convidados a reproduzir peças com base nas cerâmicas provenientes da escavação arqueológica do Forno de Época Moderna da Rua Elias Garcia (Silves), em exposição no Museu de Arqueologia.

Durante a tarde, terá lugar a ação “da escavação à exposição” onde a comunidade escolar e o público infanto-juvenil, poderão entrar em contacto com a atividade do arqueólogo na fase da escavação e, do restaurador, na reconstituição e restauro da peça.

As comemorações do Dia Internacional dos Museus fecham no dia 20 de maio com o peddy paper “À descoberta do Museu”, dirigido à comunidade escolar e público infanto-juvenil. A ação decorre entre as 10h00 e as 11h30.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), há cerca de 37 anos, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Tendo em vista conferir um sentido universal às comemorações, todos os anos o ICOM adota uma temática comum a todos os países, sendo a temática deste ano: “Museus: as coleções criam conexões”.

Para mais informações os interessados poderão consultar o programa detalhado no portal da CMS ou entrar em contacto com o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, através do telefone 282 440 838 ou do endereço de correio eletrónico [email protected]

Todas as atividades agendadas são de carácter gratuito.

Comentários

pub