Guarda-redes Ricardo fala com alunos de Loulé

Ricardo Pereira, antigo guarda-redes titular da seleção nacional e do Sporting, atualmente a defender a baliza do Olhanense, é o […]

Ricardo Pereira, antigo guarda-redes titular da seleção nacional e do Sporting, atualmente a defender a baliza do Olhanense, é o convidado da primeira sessão da iniciativa “Individualidades na Escola”, a ter lugar na próxima segunda-feira, 5 de maio, pelas 10h30, na Escola Engº Duarte Pacheco, em Loulé.

O futebolista vai falar com os alunos sobre a sua carreira, a sua experiência no Euro 2004, mas também dos benefícios em praticar desporto.

Segue-se um momento de perguntas e respostas e uma sessão de autógrafos. Ricardo dará o pontapé-de-saída para um jogo que envolverá os alunos desta escola.

Esta é uma atividade inserida na candidatura de Loulé a Cidade Europeia do Desporto em 2015, que irá levar, ao longo do ano, várias figuras ligadas ao mundo do desporto às escolas do Concelho.

Caso Loulé venha a ser, efetivamente, Cidade Europeia do Desporto, a iniciativa “Individualidades na Escola” fará parte do programa dessa efeméride.

Ricardo começou a carreira no Montijo, na sua terra natal, passou pelo Boavista onde alcançou o título de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal e Supertaça de Portugal.

Na época de 2003/04, foi transferido para o Sporting. Ao serviço dos leões, o guarda-redes chegou à final da Taça UEFA em 2004-2005 e conquistou a Taça de Portugal em 2006-2007.

No clube de Alvalade, Ricardo chegou a ser capitão entre 2005 e 2007. Depois de se transferir do Sporting Clube Portugal para o Bétis de Sevilha, Ricardo passou a ser pouco utilizado. Passou ainda pelo Leicester da segunda divisão inglesa.

Em agosto de 2011 regressa ao campeonato português, ao assinar contrato com o Vitória de Setúbal. No início da época de 2012, Ricardo deixa o clube sadino e vai jogar para o Olhanense.

Ao serviço da seleção nacional, ficou célebre por ter defendido uma grande penalidade sem luvas no desempate dos quartos-de-final do Euro 2004, em Portugal, no jogo contra a Inglaterra, tendo posteriormente sido o marcador da última grande penalidade, que qualificou a seleção portuguesa para as meias-finais da prova.

No Mundial de 2006, defendeu três penaltis contra a Inglaterra, colocando a equipa das quinas entre as 4 melhores equipas do Mundo. Nesse Mundial Ricardo foi o segundo guardião com mais defesas sendo ultrapassado pelo campeão Gianluigi Buffon.

Até ao momento, representou a seleção por 79 vezes.

Comentários

pub