GNR assinala 103º aniversário com homenagem a militar falecido no Algarve

A GNR do Algarve continua a comemorar os 103 anos de existência desta força policial, desta vez com uma Cerimónia […]

A GNR do Algarve continua a comemorar os 103 anos de existência desta força policial, desta vez com uma Cerimónia Militar, na terça-feira, que serviu para homenagear o 1º Sargento João Maroco, do Grupo Territorial de Faro, que faleceu em serviço no dia 19 de julho de 2007 e condecorar militares que se distinguiram. No passado sábado, 3 de maio, o dia de aniversário foi assinalado com uma exposição em Loulé.

A Cerimónia Militar de terça-feira passada decorreu no Quartel do Comando de Faro e foi assinalada em todos os quartéis do Algarve. Além de imposição de condecorações a militares, procedeu-se ao descerramento da placa de homenagem alusiva à Sala 1.º Sargento João Maroco, que passa a ser o nome de uma das divisões do edifício do Quartel daquele Comando Territorial.

Este militar faleceu em serviço «quando a Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos Improvisados por si liderada sofreu um acidente ao proceder ao manuseamento para futura destruição de material pirotécnico explosivo, acidente do qual resultaram ainda ferimentos graves para outros dois militares da referida equipa».

«Após esta fatídica ocorrência, o Comando Territorial de Faro decidiu prestar uma simbólica homenagem ao militar, à qual compareceram familiares diretos e militares na situação de reserva e reforma», revelou.

No sábado, foi feita «uma demonstração e apresentação de meios da instituição na Praça da República, em Loulé, na qual foram empenhados militares e meios das mais diversas valências da GNR, dando à população imagem das capacidades e da vitalidade da instituição».

Comentários

pub