Fotografias aéreas e subaquáticas dos oceanos em mostra na Baixa de Faro

A exposição de fotografia «Planet Ocean», da fundação Good Planet, vai estar patente a partir de sábado, nas ruas pedonais […]

A exposição de fotografia «Planet Ocean», da fundação Good Planet, vai estar patente a partir de sábado, nas ruas pedonais da Baixa de Faro. Esta mostra «apresenta os oceanos através das fascinantes imagens aéreas de Yann Arthus-Bertrand e das imagens subaquáticas de Brian Skerry».

«São 35 extraordinárias imagens de grandes dimensões (163,5x110cm), com perspetivas e estilos inimitáveis, que envolvem o público num intenso diálogo de cores. As descrições das fotografias dão a conhecer aos visitantes as ameaças socioeconómicas que os oceanos enfrentam no presente», descreveu a Câmara de Faro, numa nota de imprensa.

A exposição chega à capital algarvia por iniciativa da autarquia e da Associação Cultural Música XXI, em parceria com a Omega e o Oceanário de Lisboa e o apoio da Associação de Comerciantes da Baixa de Faro

«A Exposição Planet Ocean tem o intuito de levar os seus visitantes, através de deslumbrantes e singulares imagens, a uma excecional viagem pelos oceanos, e assim reforçar a importância dos oceanos na vida de todo o planeta», acrescenta a autarquia farense.

 

Sobre os artistas:

 

Yann Arthus-Bertrand, um fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês é um apaixonado pelo mundo animal e pelo meio ambiente. Foi o criador do projeto sobre o estado do planeta The Earth from Above, um livro que se transformou num enorme êxito, com mais de 3 milhões de cópias vendidas e uma exposição ao ar livre que foi visitada, até à data, por mais de 200 milhões de pessoas.
Autor do documentário From Above, Yann Arthus-Bertrand dirigiu o filme HOME, visto por quase 600 milhões de pessoas em mais de 100 países. Com Michael Pitiot, em 2012, realizou ainda o filme Planet Ocean, que dá o nome a esta exposição. Além de ter sido nomeado “Painter for the French Navy”, Yann Arthus-Bertrand é também embaixador da Boa Vontade no Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e fundador da Fundação GoodPlanet.

 

Brian Skerry é um fotógrafo americano célebre pelas suas imagens subaquáticas, tendo passado mais de dez mil horas a fotografar debaixo de água. Colaborador da National Geographic desde 1998, Brian Skerry também colaborou ou viu imagens suas publicadas nas mais prestigiadas revistas e jornais mundiais, como a Sports Illustrated, U.S. News & World Report, BBC Wildlife, GEO, Smithsonian, Esquire, Audubon e Men’s Journal. Brian Skerry é autor de cinco livros, incluindo Ocean Soul, e um dos fundadores da International League of Conservation Photographers (ILCP), sendo também explorador residente no Aquário Boston-New England.

Comentários

pub