Festival de Marionetas em modelo alargado volta ao Algarve

Marionetas e outros objetos cénicos voltam a estar em destaque no Teatro Lethes e noutros locais da região, em nova […]

Marionetas e outros objetos cénicos voltam a estar em destaque no Teatro Lethes e noutros locais da região, em nova edição do «Festival de Objetos e Marionetas» (FOMe), que a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, promove entre os dias 9 e 15 de junho.

Esta 2ª edição terá novidades, desde logo ao nível da duração do evento, que terá uma «expansão no tempo, nos espaços e lugares que ocupa».

Além da mítica sala farense, os espetáculos, animações, concertos de música e uma oficina de construção de marionetas que fazem parte do programa vão ser apresentados em locais como a Baixa de Faro, no Autocarro do VATE, Rua de Santo António, Praia de Faro, «Os Artistas» e até o Cine-Teatro Sambrasense.

Quanto aos artistas presentes, estão convidados «S.A. Marionetas Teatro e Bonecos», Helena Madeira, «Marimbondo», «Stuffed Puppet Theatre», Teatro de Marionetas do Porto, o Cendrev, projeto «La Fontana», «A Barraca do Gregório», Maria de Vasconcelos e Manuel João Vieira.

«Parafraseando a investigadora Christine Zurbach (presente na 1ª edição do FOMe) “é contemporâneo tudo o que nos toca e comove”, o nosso Festival de Objectos e Marionetas segue para a sua 2ª edição perseguindo essa missão. Os objetivos que estão na génese do FOMe – Festival de Objectos e Marionetas mantêm-se, é nosso desejo continuar a criar uma dinâmica entre a cidade de Faro, o Teatro Lethes e a própria região Algarvia, programando espetáculos de teatro de marionetas para crianças, adultos ou para toda a família. Celebrar, comemorar esta forma de arte na rua e nos palcos, num ambiente de grande transversalidade», segundo ACTA.

A programação completa do FOMe pode ser consultada online.

 

Comentários

pub