Faro tem níveis de poluição do ar acima dos aceitáveis, segundo a OMS

Faro é uma das treze cidades portuguesas incluídas num estudo divulgado esta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que […]

Faro é uma das treze cidades portuguesas incluídas num estudo divulgado esta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que têm níveis de poluição do ar acima dos limites considerados aceitáveis.

Essa poluição tem a ver com as partículas em suspensão no ar, um dos dois poluentes mais preocupantes na Europa, juntamente com o ozono.

A OMS recomenda que a concentração de pequenas partículas, com até 10 milésimos de milímetros de diâmetro e conhecidas pela sigla PM10, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico de ar, numa média anual.

Ora, Faro é um das 13 cidades portuguesas que estão acima desse limite, em conjunto com Seixal, Paredes, Valongo, Porto, Matosinhos, Funchal, Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Barreiro e Amadora.

Os valores variam entre 21 microgramas por metro cúbico na Amadora a 39 no Seixal, segundo os dados da OMS, referentes a 2011.

Segundo a edição online do jornal Público, duas das cidades portuguesas incluídas numa base de dados global da OMS estão mesmo sobre o limite: Braga e Vila Franca de Xira.

No que diz respeito às partículas muito finas, de até 2,5 milésimos de milímetro de diâmetro (PM2,5), Faro está entre as cinco cidades dentro da fronteira considerada segura, tal como Amadora, Braga, Vila Franca de Xira e Porto.

Apesar destes valores, as cidades portuguesas e as europeias em geral estão entre as que têm menores níveis de poluição na base de dados da OMS. No total, está compilada informação sobre 1600 cidades de 91 países.

O país campeão da poluição é a Índia, já que das suas 124 zonas urbanas com dados, 11 tem um nível de PM10 acima de 200 microgramas por metro cúbico e 49 estão acima de 100. A China, cuja poluição é normalmente mais mediatizada, tem 23 cidades, em 112, com mais de 100 microgramas por metro cúbico e nenhuma com mais de 200.

Por outro lado, das 15 cidades com maiores níveis de PM2,5, dez estão na Índia. A mais poluída de toda a lista é

Nova Deli (Índia), Karachi, Peshawar e Rawalpindi, todas no Paquistão, Khoramabad (Irão) e Doha (Qhatar) são as cidades mais poluída do mundo.

Ainda segundo os dados da OMS, a lista de 10 países com o ar mais limpo do mundo é liderada pela Islândia (9 no índice de concentração de partículas PM10 em microgramas por metro cúbico, que não deve ultrapassar 20), Canadá (11), Finlândia (12), Brunei (13), Estónia (13), Dinamarca (16), Nova Zelândia (16), Suécia (17), Irlanda (18) e Luxemburgo (18).

De acordo com a OMS, a poluição do ar matou 3,7 milhões de pessoas em 2012, sobretudo com mais de 60 anos.

Comentários

pub