Exposição de Cartoons “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” do Museu Nacional de Imprensa em Loulé

A Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe até 14 de junho, a exposição de cartoons “Liberdade, […]

A Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe até 14 de junho, a exposição de cartoons “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, numa parceria entre a Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Loulé e o Museu Nacional da Imprensa.

«Em tempos de crise, que não é só económica e financeira, torna-se oportuníssimo repensar com humor nas três palavras que abalaram o mundo há mais de 220 anos. Os ideais da Revolução Francesa andam postergados. O mundo está desequilibrado. O dinheiro corrompe os ideais. O poder político não quer ver. Os paraísos fiscais continuam a ser um atentado à cidadania mundial», salienta Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa e do PortoCartoon, cuja exposição agora chega ao Algarve.

«Silêncios cúmplices? Sim. O cartoon, o PortoCartoon, diz não. Aqui o humor é uma arma poderosa contra as consciências cúmplices. A lucidez contra obnubilação. A arte contra a tragédia. O esplendor do riso contra a pompa da ganância», acrescenta.

«Assim se dá sentido à linha mestra do PortoCartoon, sintetizada no troféu de Siza Vieira: uma ponte de culturas. O humor evidenciando-as. A força do cartoon está nesta capacidade de ligar, inquietando os povos, em busca de mais liberdade, igualdade e fraternidade».

«Contra o poder da ganância, o mundo precisa do poder do humor. Para dizer (sempre que necessário): o rei vai nu! É assim o poder do riso», conclui Luís Humberto Marcos.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado, das 10h00 às 17h00.

Comentários

pub