Escritor João de Melo fala sobre a Guerra Colonial em Loulé

O escritor João Melo, uma referência na literatura sobre a Guerra Colonial, vai estar em Loulé nos dias 2 e […]

O escritor João Melo, uma referência na literatura sobre a Guerra Colonial, vai estar em Loulé nos dias 2 e 3 de junho, para participar na iniciativa «Discursos Diretos», na Biblioteca de Loulé e visitar o Colégio Internacional de Vilamoura.

Na sessão de dia 2, na biblioteca, o escritor será apresentado por Ana Bela Conceição, professora da Escola Drª Laura Ayres, que modera também o debate que se segue à intervenção do convidado. Após esta sessão, o autor estará disponível para autografar obras de sua autoria, que poderão ser adquiridas no local. No dia seguinte, às 11 horas, visita o Colégio Internacional de Vilamoura, para um encontro com professores e alunos.

«Largamente premiado e traduzido, João de Melo é nome grande da geração literária portuguesa que irrompeu após o 25 de Abril, deixando marca logo em 1977, com o romance “A Memória de Ver Matar e Morrer”, memória de guerra que em posterior reedição, em 1984, receberia o título “Autópsia de Um Mar de Ruínas”. Esta obra, que sinaliza a dramática experiência portuguesa em África, é indissociável da recolha antológica de 1988, “Os Anos da Guerra – 1951-1975. Os Portugueses em África. Crónica, Ficção e História”, que colocou João de Melo na galeria dos autores nacionais de referência», descreve a Câmara de Loulé.

João de Melo segue-se a Pepetela e Carlos Vale Ferraz, quando estão anunciadas as próximas vindas a Loulé (com sessões repartidas entre a Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen e Escolas ou Associações) até final do ano, de Raquel Varela, Manuel Alegre, Mário de Carvalho, Inês Pedrosa e Luís Castro Mendes entre outros.

O programa «Discursos Diretos» da Biblioteca Municipal de Loulé insere-se nas iniciativas levadas a cabo pela Comissão Concelhia para as Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril.

Comentários

pub