Empreendedorismo jovem merece destaque especial na Beta Talk de maio

Porque cada vez há mais jovens que concretizam os seus sonhos, geram ideias inovadoras e, acima de tudo, encaram o […]

Porque cada vez há mais jovens que concretizam os seus sonhos, geram ideias inovadoras e, acima de tudo, encaram o empreendedorismo como atitude de vida, este mês a Beta Talk de Portimão dará especial destaque ao empreendedorismo jovem, mudando-se de armas e bagagens para a Escola Secundária Poeta António Aleixo, em resposta ao convite lançado por esta instituição para promover uma conversa inspiradora junto da comunidade escolar.

Para o encontro deste mês, agendado para as 19h00 da próxima sexta-feira, 16 de maio, no bar dos alunos da Escola Secundária Poeta António Aleixo, estarão à conversa Diana Condesso, que é a mentora do Lota Cool Market e Tiago Martins, co-fundador do Bancos.pt e da FuseCoders, sendo esta Beta Talk aberta à comunidade escolar e ao público em geral.

Tiago Martins é um jovem empreendedor natural de Portimão que, com apenas 21 anos, tem na internet o seu trabalho a tempo inteiro, tornando-se no próprio “patrão”. O seu percurso profissional no mercado digital começou aos 18 anos, em Lisboa onde trabalhou por conta de outrem, primeiro como blogger e programador, e depois especializando-se em WordPress e marketing digital.

Há menos de um ano, sentiu a necessidade de correr riscos, alcançar novas metas e dedicar-se por sua conta e risco àquilo que mais gosta, os produtos digitais, potencializando marcas e empresas online. Hoje, faz escritório em qualquer lado, desde que tenha o seu Mac e ligação à internet, considerando que esta foi a melhor decisão da sua vida.

De momento, trabalha em projetos pessoais, clientes e produtos da FuseCoders, maioritariamente estrangeiros e, como consultor para a Autoridade Tributária e Aduaneira, nos projetos da e-fatura e Fatura da Sorte.

Licenciada em Design de Ambientes (IADE) e pós-graduada em Marketing, Diana Condesso é natural de Faro, viveu em Lisboa, mas aos 24 mudou-se para Portimão por opção, ao sentir que aqui tinha encontrado o “seu lugar”, elegendo esta como a cidade do coração.

Em Portimão, iniciou o seu percurso profissional e empreendedor, tendo criado nesse mesmo ano uma empresa de Branding. Posteriormente, trabalhou como responsável de zona de uma loja de interiores e, atualmente, exerce a função de “freelancer” na área de Design de Ambientes e Ambientes de Festa.

Porque sente que ter um emprego convencional não faz parte do seu ADN, aos 31 anos – e numa nova fase da sua vida – começou há uns meses a dar forma a um sonho: criar um mercado de cariz artístico e criativo que divulgue novos artistas e novas tendências, dando o seu contributo para a implementação de um evento que acrescente valor “à sua cidade”, daí nascendo o Lota Cool Market que no próximo dia 31 de maio transformará a antiga lota, situada na zona ribeirinha de Portimão, naquele que promete ser o “mercado mais cool do sul”.

Será sobre esta atitude de vida empreendedora, a construir e desenvolver desde cedo, como condição indispensável para que os jovens encarem os desafios profissionais e empresariais, que Tiago Martins e Diana Condesso conversarão, visando inspirar na comunidade escolar valores de partilha e envolvimento social.

 

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/beta-talk-portimao-maio-2014 ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho ou sumo e snacks para partilhar.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

A Beta Talk tem a organização local da Câmara Municipal de Portimão e conta com a parceria de media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Portimão integra a rede nacional de cidades associadas à Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação, que neste mês de maio também promove uma Beta Talk no Porto.

Comentários

pub