Embaixadora de Marrocos visita Algarve para estreitar laços com municípios e empresas

A embaixadora do Reino de Marrocos Karima Benyaïch está no Algarve numa visita de dois dias para estreitar os laços […]

A embaixadora do Reino de Marrocos Karima Benyaïch está no Algarve numa visita de dois dias para estreitar os laços com municípios, empresas e instituições culturais algarvias.

Esta manhã, a embaixadora Karima Benyaïch teve uma reunião de cerca de uma hora com a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, durante a qual foram discutidos os aspetos em que a cooperação entre Marrocos e a cidade algarvia podem ser aprofundados.

Após a reunião, em declarações ao Sul Informação, a diplomata explicou que grande parte da sua conversa com a presidente Isilda Gomes se destinou a «tentar identificar uma cidade marroquina com características semelhantes a Portimão, para podermos estabelecer um protocolo de cooperação entre ambas».

Sempre acompanhada pelo arquiteto José Alberto Alegria, cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, nesta sua deslocação ao Algarve a embaixadora vai reunir-se com os presidentes das Câmaras de Faro, Portimão, Albufeira e Tavira, com o objetivo de «encontrar meios de dinamizar a cooperação e de criar pontes entre os povos».

Nesse sentido, em breve irá deslocar-se à cidade marroquina de Tânger uma delegação de Faro, que inclui o próprio presidente da Câmara e ainda operadores turísticos.

«É necessário continuar a estreitar os laços e identificar áreas de cooperação entre os municípios portugueses e marroquinos», frisou Karima Benyaïch.

Mas as relações podem também passar pelo investimento e pela transferência de tecnologia e conhecimento de empresas portuguesas para Marrocos. Foi por isso que ontem a embaixadora se reuniu, em Faro, com a presidente da empresa Águas do Algarve.

Karima Benyaïch e Isabel Soares já se conhecem bem, dos tempos em que a última foi presidente da Câmara de Silves e se empenhou no desenvolvimento das relações entre a sua cidade e o Reino de Marrocos, nomeadamente com Marraquexe.

«As Águas do Algarve têm o savoir faire neste setor da água e do saneamento e a sua experiência pode ser muito importante para nós, em Marrocos», sublinhou a embaixadora Karima Benyaïch nas suas declarações ao Sul Informação.

Esta tarde, a diplomata terá ainda uma reunião de trabalho com o presidente da direção da Associação Al Mouatamid Ibn Abbad – para a cultura islâmica e mediterrânica, o ex-reitor João Guerreiro, no âmbito do aprofundamento de ações conjuntas nos domínios cultural e científico.

Ontem, a embaixadora visitou uma unidade hoteleira de luxo, o Quintablanca Palace Hotel, que está em fase de acabamento no concelho de Albufeira, na qual estão incorporadas múltiplas técnicas construtivas e decorativas de origem e influência magrebina e onde trabalham operários especializados marroquinos. «É um projeto fantástico, com muitas influências marroquinas. E é também um exemplo do que pode ser um polo de atração de alto nível turístico no Algarve», sublinhou a embaixadora Karima Benyaïch.

Depois desta ronda de visitas e reuniões, que serviu até para conhecer alguns dos novos autarcas, a diplomata promete voltar ao Algarve dentro de «um mês ou um mês e meio», para novos contactos.

Comentários

pub