Dois alemães resgatados na costa de Portimão depois de barco encalhar

Dois alemães, de 65 e 75 anos, foram, na tarde deste sábado, resgatados de uma pequena praia sem acesso na […]

Dois alemães, de 65 e 75 anos, foram, na tarde deste sábado, resgatados de uma pequena praia sem acesso na costa de Portimão, depois de o seu barco de recreio ter ficado desgovernado e encalhar nas rochas.

As duas pessoas tiveram que ser retiradas por uma equipa de resgate vertical dos Bombeiros de Portimão, já que a pequena praia, onde entretanto os dois alemães tinham conseguido chegar, abandonando o seu barco, não tem acesso por terra e, por mar, devido à ondulação de sueste, o salva-vidas de Ferragudo não conseguia aproximar-se do local.

O alerta, dado por uma pessoa que passeava na costa e se apercebeu da aflição dos tripulantes do barco de recreio, foi dado às 16h01, para o Centro de Operações Marítimas.

O alerta indicava que se encontrava uma embarcação sem governo, em direção às rochas, numa baía junto à praia do Barranco das Canas.

Numa operação coordenada pela Capitania do Porto de Portimão, imediatamente se deslocaram para o local a Polícia Marítima, por terra, e a embarcação salva-vidas de Ferragudo por mar. Ao chegar ao local, pelas 16h17, confirmaram que a embarcação já estava encalhada nas rochas, irrecuperável, e que duas pessoas se encontravam no areal.

Não sendo possível a aproximação da embarcação salva-vidas à praia, e não sendo a praia acessível por terra, foi então pedido apoio aos Bombeiros de Portimão, com uma equipa de resgate vertical.

Os dois alemães acabaram por ser resgatados pelas 19h30, tendo sido transportados para o Hospital de Portimão, apenas por medida de precaução.

Curioso nesta história, tendo em conta a identidade dos quase-náufragos, é que a Praia do Barranco das Canas, zona onde se deu o encalhe da embarcação de recreio, é conhecida localmente como «Praia do Alemão».

 

 

 

 

Comentários

pub