Debate com diretores de jornais online algarvios abre ciclo «Comunicação por Cá» em Loulé

Os diretores e um editor de seis jornais online algarvios são os convidados, na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, […]

Os diretores e um editor de seis jornais online algarvios são os convidados, na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, às 21h00, para o debate «Os jornais online do Algarve. Desafio do presente», a decorrer no auditório do Ateneu Industrial e Comercial de Loulé.

Participam Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação, bem como os diretores do DiárioOnline/Região Sul (José Mateus Moreno), do Barlavento (Helder Nunes), do Jornal do Algarve (Fernando Reis), do Postal do Algarve (Henrique Dias Freire) e ainda o editor do blogue PlanetAlgarve (Jorge de Matos Dias). A moderação estará a cargo de Fábio Nobre.

O debate marca o arranque da iniciativa «A Comunicação por cá», promovida pela Comissão Concelhia para as Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Loulé, presidida pelo jornalista Carlos Albino.

«Decorridos 40 anos de democracia, essa reflexão [sobre a Comunicação por Cá] impõe-se, de forma muito especial no Algarve, pela voz dos responsáveis pela atividade informativa e pela decisão editorial. Estão programados, por ora, oito temas a serem discutidos em sessões repartidas por Quarteira, Loulé e Almancil, culminando numa sessão final de encerramento com participações que oportunamente divulgaremos. Tais debates têm inteiro e imperativo cabimento no âmbito do projeto de cidadania que subjaz a esta Comissão», sublinha Carlos Albino.

O segundo encontro, marcado para o Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, no dia 23, versa um tema da modernidade contemporânea e em constante evolução: “Blogues e Redes Sociais. Jornalismo de cidadania. Novo género, novas espécies”.

As outras sessões terão como temas as rádios regionais, a televisão que nos chega, a relutância à leitura de jornais, as novas formas de censura e a vida de correspondente.

Comentários

pub