Conferência internacional ensina a resolver problemas matemáticos com tecnologia, criatividade e afeto

A Universidade do Algarve e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organizam, entre os dias 2 e 4 […]

A Universidade do Algarve e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organizam, entre os dias 2 e 4 de maio, a conferência internacional Problem@Web – Tecnologia, Criatividade e Afeto na Resolução de Problemas Matemáticos, que terá lugar no Hotel Dom Pedro Golf Resort, em Vilamoura.

A conferência, que conta já com cerca de 65 participantes, decorre no âmbito do projeto de investigação “Projeto Problem@Web” e tem como foco a resolução de problemas matemáticos, em ambientes que se estendem para além da sala de aula, sendo o campo de pesquisa baseado na resolução de problemas matemáticos em competições de natureza inclusiva, desenvolvidas através da Internet.

Assim, a conferência centrar-se-á em três vertentes principais: a tecnologia, com apresentação de estratégias e representações em abordagens de resolução de problemas baseadas na tecnologia; a criatividade, que ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos; e o afeto, baseado nas atitudes e emoções de alunos, pais e professores sobre resolução de problemas matemáticos.

Nesta iniciativa estarão presentes participantes de diversos países como Austrália, Singapura, China, Malásia, Argentina, México, Espanha, Itália, França, entre outros.

Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra, Marcelo Borba, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Brasil, Norma Presmeg, da Illinois State University (Estados Unidos da América), e Michal Tabach, da Universidade de Telavive (Israel), são alguns dos oradores convidados.

Consultar mais informação em www.fctec.ualg.pt/problemweb2014/

Comentários

pub