Chinês entra no currículo do Jardim de Infância e 1º Ciclo do Colégio Internacional de Vilamoura

O Colégio Internacional de Vilamoura, no ano em que completa três décadas ao serviço de uma educação de excelência, anuncia […]

O Colégio Internacional de Vilamoura, no ano em que completa três décadas ao serviço de uma educação de excelência, anuncia novo projeto ambicioso: no próximo ano letivo, os alunos do Jardim de Infância e 1.º Ciclo terão aulas de Chinês incorporadas no currículo. A restante comunidade poderá frequentar estas aulas em regime extracurricular.

Estudos recentes mostram que a exposição precoce a línguas estrangeiras potencia as competências linguísticas e noutras áreas do saber.

Ainda neste contexto, considerando estudos internacionais que validam a importância do multilinguismo (enquanto motor para a criatividade, flexibilidade, produtividade, pensamento abstrato, tolerância, capacidade de aprendizagem e até de qualidade de vida), o CIV considera que a aposta na aprendizagem precoce de uma quarta língua traduzir-se-á num enriquecimento do Projeto Educativo e Curricular da escola e, por conseguinte, numa oferta educativa mais rica e competitiva.

Assim, além da aprendizagem de português, inglês e francês, os alunos do CIV terão ainda contacto com o chinês. Como opções extracurriculares, os alunos do CIV podem ainda aprender alemão e russo.

Desde o Jardim de Infância e ao longo de toda a escolaridade, nesta escola de educação internacional é dada particular atenção às competências linguísticas orais e escritas (em ambiente bilingue), ao pensamento matemático, à expressão musical, à expressão motora, às artes, e acima de tudo à educação dos alunos dentro do ideário humanista das escolas internacionais.

No atual contexto e tendo em conta que a língua chinesa lidera o ranking das línguas mais faladas no mundo (estima-se 1,384 milhões de falantes), a formação académica de base para o multilinguismo é essencial e constituirá um fator distintivo no mercado de trabalho.

Comentários

pub