Banco Alimentar realiza nova campanha de recolha em saco amanhã e domingo

A solidariedade com os que passam maiores dificuldades vai voltar a estar bem viva um pouco por todo o país, […]

A solidariedade com os que passam maiores dificuldades vai voltar a estar bem viva um pouco por todo o país, amanhã, sábado  e no domingo, em nova campanha de recolha em saco do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF).

No Algarve, aderiram à iniciativa cerca de 140 lojas de todos os concelhos da região e estão envolvidos «2 mil a 2500 voluntários», segundo o presidente do BACF do Algarve Nuno Cabrita Alves, que adianta que «ainda é preciso algum reforço», neste campo.

Mais mãos precisam-se, até porque, além da presença nas lojas e transporte dos bens recolhidos, há muito trabalho para fazer, em pouco tempo, nos armazéns que esta entidade tem  em Faro e  em Portimão. Quem ainda se quiser juntar, pode inscrever-se através do site do BACF.

Na primeira campanha de 2014 nas lojas, haverá algumas novidades. Além do apelo que será feito à população para que contribua com bens alimentícios, desta vez também se pede aos voluntários que tragam de casa «as embalagens que costumam colocar no ecoponto amarelo», uma forma diferente de ajudar, proporcionada pela campanha «Separar para Alimentar», que a empresa Algar e a «Entrajuda» lançaram este ano.

«Pedimos às pessoas para trazerem consigo estas embalagens, para entregarem no banco alimentar. Estas serão trocadas por alimentos para crianças até ao 3 anos», revelou Nuno Alves, em declarações ao Sul Informação. O mesmo apelo foi feito à mais de meia centenas de participantes na prova «24 horas BTT», que decorrerá nos próximos dois dias no Estádio Algarve.

A empresa multimunicipal de gestão e recolha de resíduos do Algarve até vai levar mais longe o seu contributo, na campanha deste fim-de-semana. «Pela primeira vez, a empresa vai participar com voluntários e meios logísticos», salientou o presidente do BACF do Algarve. O exemplo, neste caso, virá de cima, já que os membros da administração da Algar também irão estar presentes como voluntários, nos armazéns do Banco Alimentar.

O mundo empresarial está, de resto, «cada vez mais próximo do BACF do Algarve», sendo já muitas «as empresas regionais e alguns hotéis» que colaboram de maneira continuada coma  entidade. «A maioria das empresas do Algarve já nos ajudam e muitas delas vêm entregar papel aos nossos armazéns», revelou.

Como acontece na «Separar para Alimentar», também aqui o material reciclável é transformado em alimentos, embora, ao contrário da iniciativa em que são recolhidas embalagens, exclusiva para o BACF do Algarve, a «Papel por Alimentos» é realizada a nível nacional.

«Nos dois anos que esta campanha já leva, conseguimos recolher cerca de 900 toneladas de papel. Estamos a chegar perto do milhão, ocasião que iremos assinalar, até para agradecer a todos os que colaboraram. Em alimentos, esta campanha já nos dá 30 a 40 toneladas de alimentos por ano, pelo que estaremos já próximos de atingir um total de cem toneladas, por esta via», acrescentou.

As formas de ajudar são muitas e, mesmo quem não possa (ou não queira) ir a um estabelecimento comercial, pode contribuir diretamente no site do BACF. Na mesma plataforma, são explicadas todas as formas que há de contribuir.

Há cerca de um ano atrás, na campanha saco de primavera, o BACF contra a fome conseguiu recolher cerca de 145 toneladas de alimentos.

Comentários

pub