António Rosa Mendes inspira prémio literário de 10 mil euros

O falecido historiador e professor universitário algarvio António Rosa Mendes inspirou o concurso literário lançado esta semana pela autarquia de […]

O falecido historiador e professor universitário algarvio António Rosa Mendes inspirou o concurso literário lançado esta semana pela autarquia de Vila Real de Santo António (VRSA), concelho de onde era natural. O «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», no valor de dez mil euros, terá uma periocidade bienal e pretende promover «a investigação e a literatura sobre história no nosso país».

A história era a principal paixão de António Rosa Mendes, mas o seu percurso profissional e pessoal foi muito além desta disciplina. Além da carreira como docente, na Universidade do Algarve (UAlg), foi o presidente da estrutura de Missão da «Faro-Capital Nacional da Cultura 2005», co-fundou uma editora de livros, lançou diversas obras e dirigiu a Biblioteca Central da UAlg, em Gambelas, entre outros.

«Este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da academia algarvia ao ilustre vila-realense, desaparecido de entre nós recentemente, destina-se a galardoar o melhor trabalho inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna», anunciou a câmara de VRSA.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Gomes, «este concurso, cujo prémio de valor expressivo o torna num dos maiores a nível nacional, honra o nome e obra de Rosa Mendes e faz do município uma referência ao nível da cultura, da investigação histórica e da promoção do património». Além de ganhar o prémio monetário, há a possibilidade de a obra vencedora vir a ser editada por uma editora comercial.

Serão admitidos a concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, desde que apresentem a obra em língua portuguesa, devendo os trabalhos entregues ser originais, inéditos e não premiados anteriormente. O prazo de receção das obras concorrentes termina a 31 de dezembro de 2014, devendo o júri tomar decisão até 15 de maio de 2015.

O painel de jurados será constituído por: Prof. Doutor Joaquim Romero de Magalhães (Universidade de Coimbra); Prof. Doutor Esteves Pereira (Universidade Nova de Lisboa); Prof. Doutor José Eduardo Horta Correia (Universidade do Algarve); Prof. Doutor Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve); e Arq. José Carlos Barros (Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António).

O prémio será posteriormente entregue ao autor da obra vencedora, nos Paços do Concelho de Vila Real de Santo António, no dia 21 de maio de 2015, ou seja, dentro de um ano.

Natural de VRSA, António Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Foi, durante a sua vida, reconhecido publicamente como um homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com caráter, princípios e coragem cívica, tendo as raízes algarvias marcado toda a sua intervenção académica, cívica, social e política.

Para homenagear este eminente vulto da cultura algarvia, a autarquia de VRSA irá também editar duas obras literárias sobre a vida e obra de António Rosa Mendes: uma primeira denominada «Subsídios para a Monografia de António Rosa Mendes» e uma segunda denominada «Biografia de António Rosa Mendes».

Comentários

pub