Alunos e professores de São Brás aprendem a prevenir doenças do coração

Uma equipa de profissionais de saúde visitou esta segunda-feira, 12 de maio, a Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos […]

Uma equipa de profissionais de saúde visitou esta segunda-feira, 12 de maio, a Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos em São Brás de Alportel para dinamizar diversas ações de sensibilização junto dos alunos, docentes e funcionários da escola. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da campanha Maio Mês do Coração, pela Unidade de Cuidados na Comunidade “Al-Portellus” do Centro de Saúde de São Brás de Alportel.

Alunos, professores e funcionários da escola foram convidados a fazer rastreios de hipertensão, diabetes e obesidade e a receber aconselhamento sobre a importância de ter bons hábitos alimentares e de praticar exercício físico para ter uma vida mais saudável numa ação desenvolvida pela Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde local, que é complementar ao trabalho desenvolvido por estes profissionais junto dos alunos ao longo de todo o ano escolar.

Com estas ações de sensibilização, os profissionais do Centro de Saúde pretendem alertar este segmento da população para os cuidados a ter com a alimentação, a necessidade de beber água com frequência, sobretudo nos períodos de maior calor, e de praticar desporto, com o intuito de que estes conhecimentos ultrapassem as fronteiras da escola e cheguem às famílias dos alunos, dos professores e restantes funcionários do estabelecimento de ensino.

Durante todo o dia houve ainda várias sessões de esclarecimento sobre Suporte Básico de Vida, em que dois enfermeiros explicaram que comportamentos e procedimentos devem ser adotados em situações de emergência, quando simples gestos podem ajudar a salvar uma vida. As aulas de Educação Física foram também um bom momento para realçar a importância do desporto enquanto complemento para prevenir a obesidade e as doenças cardiovasculares.

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de São Brás de Alportel decidiu celebrar Maio Mês do Coração com um conjunto de iniciativas a serem desenvolvidas na data em que se celebra o Dia Mundial do Enfermeiro, como forma de relembrar a importância do papel desempenhado por este profissional na prestação de cuidados de saúde à população.

Comentários

pub