Alunos do ISMAT fazem a festa da «Queima das Fitas» em Portimão

A «Queima das Fitas» dos alunos finalistas do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, vai ser, como é […]

A «Queima das Fitas» dos alunos finalistas do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, vai ser, como é habitual, motivo de festa. O ponto alto das festividades acontece no próximo sábado, dia em que a conclusão do curso superior é celebrada pelos estudantes com «um evento especial, carregado de simbolismo e tradição».

A cerimónia começa às 10h30, com a Benção dos Finalistas na Igreja Matriz de Portimão, seguindo-se a queima propriamente dita, junto ao Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Antes de chegar a este ponto alto, há alguns dias de festa. O primeiro será já na quinta-feira. A cerimónia do «Solenissimus Traçançus», onde os caloiros irão efetuar o virar do traje e lhes serão “ensinados” os preceitos do traçar da capa, lança as festividades.

Ainda no dia 22, haverá um cortejo académico, com início nas instalações do ISMAT, que percorrerá algumas ruas da cidade (Rua do Comércio, Alameda/Praça da República, Praça 1º de Maio) e terminará, junto ao coreto, onde atuará a IsmaTUNA – Tuna Mista do ISMAT. A formação musical também atuará, no mesmo local, após a «Queima das Fitas», no dia 24.

«Na sexta-feira haverá um convívio aberto ao público, de entrada livre, no Restaurante & Bar Quinta de S. António nos Montes de Alvor, com atuação do grupo Generation XXI no qual, um dos elementos foi eleito o caloiro do ano do ISMAT», anunciou a Comissão de estudantes do ISMAT, que organiza a festa.

Esta festa simboliza o final do percurso académico dos alunos do ISMAT, que começa «com a tradicional receção ao caloiro para os alunos do 1º ano (em outubro) e termina, para os alunos finalistas das licenciaturas e mestrados, com a Bênção dos Finalistas e a Queima das Fitas».

O ISMAT é um estabelecimento de ensino universitário, particular e cooperativo, localizado no centro histórico de Portimão. Reconhecido pelo Decreto-Lei n.º 194/2004 de 17 de Agosto, o ISMAT tem como objetivos estratégicos ministrar cursos universitários e desenvolver investigação nas mais diferentes áreas de especialização.

Comentários

pub