Algarve e Marrocos estreitam relações empresariais e turísticas

Uma delegação de empresários hoteleiros e turísticos do Algarve, no seguimento de um convite oficial do presidente da Câmara Municipal […]

Uma delegação de empresários hoteleiros e turísticos do Algarve, no seguimento de um convite oficial do presidente da Câmara Municipal de Tânger, Conselho Regional de Turismo de Tânger/Tétouan e do Consulado Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, visitou aquela região marroquina entre os dias 10 e 13 de Maio.

O programa incluiu uma apresentação do Algarve turístico e empresarial aos empresários e profissionais de turismo daquela região, assim como à imprensa regional e nacional de Marrocos, «tendo a visita sido objeto de ampla cobertura mediática naquele País», salienta a Associação de Hotéis e Empresários Turísticos do Algarve (AHETA), cujo presidente Elidérico Viegas integrou a comitiva.

Este encontro contou com a presença e participação de um representante do Ministério do Turismo de Marrocos.

A delegação, que integrou ainda o vice-presidente da Câmara de Faro, inteirou-se do enorme desenvolvimento turístico em curso nesta região de Marrocos, quer em matéria de infraestruturas hoteleiras, quer no que se refere a obras públicas, com especial destaque para o Porto Marítimo de Tânger e a recuperação das muralhas portuguesas naquela cidade.

O presidente do Município de Tânger «mostrou-se fortemente empenhado no estabelecimento de parcerias conjuntas com o Algarve, no âmbito do processo de geminação existente com a cidade de Faro», acrescenta a AHETA.

Por outro lado, os empresários marroquinos e algarvios encetaram «conversações e contactos, tendo em vista aprofundar as relações conjuntas», ficando previsto um próximo encontro já no próximo mês de Outubro no Algarve.

Ambas as partes consideraram ser da maior importância «restabelecer a ligação marítima entre Tânger e Faro, abandonada há alguns anos, tendo as duas partes assumido o compromisso de colaborarem ativamente visando a sua viabilidade económica, através, nomeadamente, de ações conjuntas de promoção desta rota marítima».

A AHETA recorda que a região de Tânger é, «presentemente, a mais dinâmica em matéria de desenvolvimento económico e social em Marrocos, com crescimentos muito acima da média internacional, dispondo de um número crescente de população com poder económico elevado».

A região de Tânger/Tétouan tem cerca de 3 milhões de habitantes, dos quais cerca de 1,5 milhões na cidade de Tânger.

Comentários

pub