Albufeira promove concerto no castelo de Paderne e visita noturna ao Museu de Arqueologia

Um concerto no Castelo de Paderne, visitas noturnas ao Museu Municipal de Arqueologia e um passeio fotográfico com passagem pelo […]

Um concerto no Castelo de Paderne, visitas noturnas ao Museu Municipal de Arqueologia e um passeio fotográfico com passagem pelo museu e pela zona antiga da cidade foram as atividades escolhidas por Albufeira para celebrar a Noite Europeia dos Museus, 17 de maio, e o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

As comemorações começam a 17, às 17h00, com um concerto no Castelo de Paderne a cargo da Associação Música XXI, que apresenta o trompetista Albano Neto e o grupo Al-Fanfare, que dá som a instrumentos de sopro e percussão numa viagem por músicas de outras épocas e origens. O evento insere-se se no Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVam), da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Algarve, que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar o património cultural da região.

Ainda no sábado, 17, o horário de funcionamento do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira será alargado (das 14h00 às 24h00) para que os turistas e residentes possam visitar este espaço cultural.

Pelas 20h00 têm início as visitas orientadas à exposição temporária “Pioneiros do conhecimento científico do Algarve”, que dá a conhecer ao público algumas das personalidades que se destacaram a nível regional desde os finais do século XVIII até ao século XX.

A 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Município realiza um Passeio Fotográfico, entre as 9h30 e as 12h30, que começa no museu e estende-se à zona envolvente (baixa da cidade), de forma a estabelecer as conexões entre as coleções e o território.

Os interessados em participar no passeio devem efetuar inscrição através do e-mail [email protected] ou do telefone 289 599 639. No domingo, o Museu de Arqueologia funciona em horário normal, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.

O tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para celebrar a data em 2014 foi “Museus: coleções criam conexões”, com o intuito de recordar que “estes espaços são instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo”.

Comentários

pub