Ação de limpeza retira uma tonelada de lixo da Ria Formosa em Olhão

A Ria Formosa foi aliviada de cerca de uma tonelada de lixo no passado dia 17, depois de uma ação […]

A Ria Formosa foi aliviada de cerca de uma tonelada de lixo no passado dia 17, depois de uma ação de limpeza levada a cabo por uma centena de voluntários. A iniciativa «Vamos Limpar a Ria Formosa» incidiu sobre as zonas do Centro de Interpretação Ambiental de Marim e Ilha da Armona, em Olhão.

Esta ação, promovida pela Câmara de Olhão e pelo Grupo Hotéis Real, em conjunto com o Parque Natural da Ria Formosa, AmbiOlhão, Natura Algarve e Passeios Ria Formosa, contribuiu «para a preservação de espécies específicas numa das zonas húmidas mais importante do País», através da remoção de «tudo um pouco, desde garrafas de plástico, a lâmpadas, redes, sapatilhas, portas, cadeiras e um sem número de cordas e outros detritos», segundo a autarquia olhanense.

«Do total de 94 sacos de lixo recolhidos, conseguiu-se minimizar os danos que o Homem provoca no meio. Para muitos dos presentes, ficou o sentimento de entreajuda e civismo, que contribuíram para uma maior qualidade dos locais limpos. Algumas crianças presentes comentavam: “Até cadeiras e lâmpadas nós apanhámos”», descreveu.

«Há que consciencializar a população de que a qualidade do meio depende de todos nós», defendeu a vereadora da Câmara de Olhão Gracinda Rendeiro, que representou o município na ação, onde também esteve presente o vereador Eduardo Cruz.

«Foi com enorme satisfação que unimos os nossos colaboradores à comunidade local e aos parceiros envolvidos, com vista ao restabelecimento do equilíbrio deste património natural tão importante para a comunidade de Olhão e do País”, referiu, por outro lado, o administrador do Grupo Hotéis Real António Gonçalves.

A cadeia de hotéis portuguesa, que investiu no único hotel de 5 estrelas existente em Olhão, comemora 20 anos em 2014 e decidiu aliar «a primeira de muitas iniciativas de conservação da Ria Formosa e da sua riqueza ambiental, paisagística e cultural única», às ações de promoção do destino Olhão que já leva a cabo.

Comentários

pub