A sede da Universidade do Algarve também está em Vila do Bispo

“É importante que o responsável máximo pela Universidade do Algarve venha ao terreno conhecer os locais e as pessoas. Existem […]

“É importante que o responsável máximo pela Universidade do Algarve venha ao terreno conhecer os locais e as pessoas. Existem muitos alunos de Vila do Bispo que estudam ou já estudaram na UAlg e outros que ainda a irão frequentar. Por isso, ter um Reitor que conhece este território, as suas gentes e a sua realidade é, sem dúvida, uma mais-valia”, disse, em jeito de balanço, o presidente do Município de Vila do Bispo a propósito da visita do reitor da UAlg, no passado dia 2 de maio.

António Branco foi recebido, às 10h00,no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo pelo presidente Adelino Soares.

Neste que já é o oitavo concelho visitado pelo reitor, assistiu à apresentação dois projetos desenvolvidos por profissionais formados na UAlg e pôde constatar, mais uma vez, que “a Universidade está em todo o lado e que, por isso, a sede da UAlg também está em Vila do Bispo”.

O biólogo marinho Rodrigo Clímaco falou sobre o seu percurso profissional e sobre os vários projetos que tem desenvolvido, bem como sobre o trabalho que tem feito com a Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo.

Já Beatriz Oliveira, formada em Biologia e Geologia pela UAlg, explicou de forma entusiástica o grande potencial da área da geologia neste concelho, que tem representações da história da terra com milhões de anos, de que são exemplo a Ponta do Telheiro, as praias da Mareta ou do Castelejo e, ainda, a praia da Salema, onde são bem visíveis pegadas de dinossauro, tal como a menos explorada Praia Santa, também com uma bancada cheia de pegadas. Segundo Beatriz Oliveira, “neste cantinho à beira mar é possível encontrar representada toda a história da terra”.

Por entre o sol e o mar, a comitiva visitou várias freguesias e localidades do concelho, como Raposeira, Figueira, Budens e Burgau, sempre com as explicações apaixonadas de Artur de Jesus, historiador da Câmara Municipal de Vila do Bispo, tendo como cenário a imensidão do Oceano Atlântico.

Da parte da tarde, a equipa reitoral visitou a lota de Sagres- Docapesca e algumas empresas marítimo-turísticas.

A visita ao concelho de Vila do Bispo terminou na Fortaleza de Sagres, onde a equipa reitoral foi recebida por Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve. Depois de Artur de Jesus falar sobre a vertente histórica deste lugar, foi exibido o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior” que retrata a vida dos marisqueiros na apanha dos perceves.

Neste local, o reitor sentiu-se envolvido pela forte presença do “sagrado”, bem patente no filme, e fez questão de salientar a frase de um destes mariscadores, que de uma forma sentida afirma: “O mar não me deve nada, eu é que devo ao mar”. Para António Branco este pensamento “é uma lição de vida extraordinária, que pode servir para muitas coisas, nomeadamente para pensar a relação da Universidade com o Algarve”.

Questionado sobre se estas visitas, consideradas inéditas por muitos autarcas, se irão manter no futuro, António Branco diz-se muito admirado com o interesse que estão a suscitar por parte dos concelhos. Dar seguimento a esta iniciativa, de muitas outras maneiras, é uma vontade do reitor, que também “gostaria muito de receber os autarcas, as pessoas e os concelhos na Universidade do Algarve, mostrando-lhes quem são as pessoas que lá trabalham, quais são problemas que temos, e como é que poderão ajudar-nos a resolvê-los”.

No concelho de Vila do Bispo, o reitor registou ainda as preocupações das empresas marítimo-turísticas sobre o impacto que pode ter na vida marinha o crescimento não sustentado da sua atividade e trouxe consigo “uma vontade muito grande de encontrar na Universidade investigadores que possam ajudar a realizar este estudo”.

Já para Adelino Soares, “esta iniciativa permitirá reforçar o relacionamento pessoal e institucional e poderá ajudar estes alunos nos seus projetos de investigação, muitos ligados à Biologia Marinha e à Geologia”.

Visivelmente orgulhoso, confessou: “ouvir, como aconteceu hoje, todo o saber e toda a aprendizagem que estes ex-alunos adquiriram na UAlg e ver a forma como a colocaram ao serviço da comunidade local, deixa-me, como autarca, muito satisfeito”.

Nesta visita à descoberta do concelho de Vila do Bispo, o Reitor reafirmou que faz estas visitas porque precisa de estar com as pessoas. “Como reitor de uma universidade que se chama “Universidade do Algarve” tinha necessidade de, por um lado me dar a conhecer e, por outro, de me aproximar das várias realidades”.

António Branco elegeu como uma das finalidades estratégicas do seu mandato (2014-2017) estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta.

Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o reitor já visitou o concelho de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim, Albufeira, Vila do Bispo e, na próxima sexta-feira, dia 9, visitará o concelho de Aljezur.

 

Veja aqui mais fotos da visita do reitor a Vila do Bispo.

 

 

Comentários

pub