50 cabras algarvias mostraram a sua raça na Terra de Maio

50 dos melhores exemplares da Cabra de Raça Algarvia desfilaram no fim de semana, no Azinhal (Castro Marim), em mais […]

50 dos melhores exemplares da Cabra de Raça Algarvia desfilaram no fim de semana, no Azinhal (Castro Marim), em mais um concurso dedicado a esta raça, no âmbito da feira Terra de Maio. A competição contou com a participação de 10 produtores do território do Baixo Guadiana. A entrega de prémios decorreu no domingo.

A Cabra de Raça Algarvia é um animal corpulento, que atinge cerca de 50 quilos em adulto. Com pelo curto, branco e com malhas castanhas de várias tonalidades, a cabra algarvia resulta de um cruzamento entre a cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do séc. XX).

O número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim. Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um excelente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do leite, mas também a produção de derivados.

O queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela elevada qualidade e características organoléticas singulares, sendo já vendido em grandes superfícies comerciais e servido nos restaurantes da região.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim.

Comentários

pub