1º Festival de Caminhadas de Alcoutim promove descoberta das duas margens do Guadiana

Caminhadas, observação de aves, astronomia, jogos tradicionais, mostra de produtos locais e animação com baile compõem o programa do 1º […]

Caminhadas, observação de aves, astronomia, jogos tradicionais, mostra de produtos locais e animação com baile compõem o programa do 1º Festival de Caminhadas de Alcoutim, que decorre a 17 e 18 de maio.

Observação de aves, interpretação da natureza, história, pastorícia e observação astronómica são alguns dos temas das caminhadas orientadas por guias especializados, em Alcoutim, mas também em Sanlúcar de Guadiana, no outro lado do rio.

«Entre Castelos e Menires», «Manhã com o Pastor», «Corre, Corre Guadiana», «Alcoutim à vista, desde Espanha», «O Viçoso», «Em busca das mouras encantadas e outros tesouros» e ainda «Em busca do Vale Encantado», «Algarve com Aroma a Alentejo e Espanha» e «Memória Viva» são os sugestivos nomes dos vários passeios previstos, um deles noturno e com observação astronómica, alguns prevendo a travessia do Guadiana de barco.

Os percursos terão entre 5 e os 19 quilómetros e dificuldades de vários níveis, decorrendo nas várias freguesias do concelho de Alcoutim e na margem espanhola do Rio Guadiana.

Mas há mais para oferecer. No dia 17, sábado, haverá na aldeia de Farelos, às 15h00, um encontro de Jogos Tradicionais, promovido pela Associação dos Amigos de Farelos e Clarines. No mesmo local, mas às 19h00, haverá a atuação do grupo coral «Os Moços da Aldeia».

Também no sábado, às 19h00, terá lugar na sala de sessões da Câmara de Alcoutim a mesa-redonda «De Sedentário a Maratonista – a motivação também se treina», com José Guimarães, corredor de trail running e ultramaratonista.

No domingo, dia 18, haverá um percurso de observação de aves no Pereiro, uma Mostra de Produtos, em Alcoutim, entre as 10h00 e as 16h00, o Passeio Fotográfico dos 3 Castelos, e um Peddy Paper à descoberta de Alcoutim.

Tudo termina às 15h00 de domingo com um Baile de Acordeão na Praça da República, na vila de Alcoutim.

Ao mesmo tempo que decorre este Festival de Caminhadas, Alcoutim está também a promover o seu primeiro Festival Gastronómico, que decorre precisamente até 18 de maio.

A participação no Festival é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 15 de maio, que deverá ser feita no Serviço de Turismo do Município de Alcoutim, através dos seguintes contactos:
e-mail: [email protected]
tel: (00351) 281 540 500
(00351) 922 276 728
(0034) 622 120 572

 

Conheça a programação do 1º Festival de Caminhadas de Alcoutim:

 

 

Comentários

pub