«Olhem por mim – redes de suporte à parentalidade» é o tema da 6ª Semana do Bebé de Olhão

«Olhem por mim – redes de suporte à parentalidade» é o tema da da 6ª Semana do Bebé de Olhão, […]

«Olhem por mim – redes de suporte à parentalidade» é o tema da da 6ª Semana do Bebé de Olhão, que decorre de 26 de maio e 1 de junho e, pela primeira vez, tem um padrinho: Rui Duarte, capitão da equipa do SC Olhanense.

Este é um projeto de prevenção que, desde 2008, procura envolver toda a comunidade num alerta para os cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida.

No ano de 2014, o evento, tendo em conta o tema «Olhem por mim – redes de suporte à parentalidade», pretende sensibilizar toda a comunidade para a importância da parentalidade e interações saudáveis nos primeiros anos de vida como promotoras da saúde física e mental dos bebés e famílias.

Na edição deste ano, destaca-se a Feira do Bebé, a decorrer no Jardim do Pescador Olhanense, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, que contará com um vasto leque de atividades, como massagem para bebés, psicomotricidade infantil, hora do conto, sessões temáticas, espetáculos de dança, desfiles de moda, bem como Atividades na Comunidade efetuadas pelos parceiros deste projeto, a decorrerem entre os dias 26 e 28 de maio, tais como gincanas, histórias, peças de teatro ou danças.

Todas as atividades são gratuitas e destinam-se à população em geral e a profissionais de saúde, educação e de intervenção social e comunitária.

Nesta Semana do Bebé, haverá ainda um Concurso de Montras (decoração de montras alusivas à temática pelos lojistas do comércio local) em colaboração com a ACRAL Olhão, e um Concurso de Trabalhos Escolares, no qual as escolas e as famílias do concelho participam com a produção de flores alusivas à temática da Semana do Bebé.

Outro destaque é o Seminário Técnico, dirigido a profissionais de vários setores, no dia 30 de maio, a partir das 9h00, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, que contará com a presença, entre outros especialistas, de Margarida Mesquita, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e do padrinho da Semana, o capitão da equipa do SC Olhanense Rui Duarte.

No âmbito do seminário, será atribuído o Prémio de Mérito e Excelência 2014 a uma individualidade ligada à temática, e o Prémio do Bebé Estrela da Semana 2014.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente no seminário, através da ficha de inscrição eletrónica disponibilizada no site da Semana do Bebé em http://www.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe/pseminario.php até ao dia 26 de maio.

O evento é promovido pelo Município de Olhão, através da Rede Social e da CPCJ de Olhão, e pela ARS Algarve IP, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ do ACES Central.

Em 2014, a Semana do Bebé do Concelho de Olhão conta com a colaboração de 50 entidades locais, regionais e nacionais e um grande envolvimento por parte das instituições escolares, destacando-se ainda o apoio institucional da Unicef.

Para mais informações sobre toda a programação da Semana consulte www.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe ou siga no facebook em Semana do Bebé de Olhão.

Comentários

pub