«Contos Municipais» de António Manuel Venda apresentados em Monchique no sábado

O livro Contos Municipais, da autoria do escritor monchiquense António Manuel Venda, vai ser lançado no dia 17 de maio, às […]

O livro Contos Municipais, da autoria do escritor monchiquense António Manuel Venda, vai ser lançado no dia 17 de maio, às 16h00, no quintal da Junta de Freguesia de Monchique.

Trata-se do décimo primeiro livro de António Manuel Venda e tem a particularidade de marcar uma novidade na carreira literária do autor: pela primeira vez, um livro seu será apresentado na sua terra antes do lançamento nacional, em Lisboa (marcado para dia 29 de Maio, data que coincide com a abertura da Feira do Livro de Lisboa).

É por isso que será em Monchique que este livro irá pela primeira vez ser dado a conhecer aos leitores, assim como à comunicação social e à comunidade literária portuguesa.

Que melhor cenário se poderia escolher para o evento do que a serra que de forma tão indelével está ligada ao livro de estreia do autor, já de há muitos anos, «Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade»?

Os «Contos Municipais» situam-se no espaço imaginário que tem marcado boa parte das geografias literárias de António Manuel Venda. Todos eles interligados, mais do que contos constituem uma narrativa onde se olha de forma terna mas ao mesmo tempo crua, surpreendente e por vezes avassaladora para um município do interior do país e mesmo assim com o mar à vista.

Quase um milagre, como aqueles que algumas das personagens protagonizam, saindo do concelho para galáxias que só a imaginação permite atingir, atravessando oceanos neste nosso planeta ou fazendo viagens municipais em meios de transporte que ninguém diria capazes de tanta carburação.

Uma ligação umbilical – para usar uma expressão muito presente na parte final do livro – parece ser o que existe entre Monchique e a escrita de António Manuel Venda.

Comentários

pub