Vitória algarvia no Vila do Bispo Pro em bodyboard

A local Teresa Duarte venceu o Vila do Bispo Pro, etapa inaugural do circuito nacional Bodyboard Pro Tour 2014, disputada […]

A local Teresa Duarte venceu o Vila do Bispo Pro, etapa inaugural do circuito nacional Bodyboard Pro Tour 2014, disputada este fim-de-semana na Praia do Castelejo e que teve uma final feminina 100% algarvia.

O campeão nacional 2013, João Barciela venceu o Open Masculino, impondo-se numa emocionante final com Hugo Pinheiro.

A prova foi organizada pela Associação de Bodyboard de Sagres (ABS), com o apoio técnico da Associação Portuguesa de Bodyboard e o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O presidente da autarquia, Adelino Soares, disse ao Sul Informação que “já há dinheiro” para assegurar a continuidade do Nacional de bodyboard no concelho e anunciou: “vamos realizar aqui uma etapa do Europeu em 2015”.

O circuito nacional Bodyboard Pro Tour veio ao Algarve pela última vez em 2010. “O regresso ao Algarve é muito importante”, disse ao Sul Informação um dos diretores do circuito, Nuno Félix.

“Sagres é uma das capitais do Bodyboard em Portugal”, explicou o outro diretor, Nuno Olim. “A prova correu muito bem. Tivemos boas ondas, bom tempo e bom nível na água. Da nossa parte, é para continuar”, comentou Nuno Félix. “Vamos continuar a apoiar”, prometeu o edil Adelino Soares.

O Vila do Bispo Pro teve um prize money de 2500 euros, o mais elevado de todo o circuito e por isso mesmo foi a prova que mais pontos deu para o nacional (1400 pontos para o vencedor, que nas outras prova recebe 1000 pontos). Este estímulo e a novidade do regresso do circuito ao Algarve levou até à Praia do Castelejo todos os melhores competidores portugueses da modalidade: 61 homens e 13 mulheres.

A ABS anunciou um prémio para aos melhores locais na prova e promoveu o regresso ao circuito de competidores atualmente pouco habituais. Foi o caso de Ivo Mochacho e de Luís Duarte ‘Bajolo’ (vice-campeão nacional 2006) e de Neuza Mochacho (antiga campeã nacional Esperanças) e Teresa Duarte (vice-campeã nacional 2011).

Ivo Mochacho passou três rondas, até à primeira fase dos quartos-de-final (baterias de 4 atletas). Luís Duarte passou quatro rondas, até à segunda fase dos quartos-de-final (baterias de dois atletas), onde foi eliminado pelo finalista Hugo Pinheiro. Neuza (irmã de Ivo) perdeu na primeira ronda feminina (quartos-de-final).

Luís Duarte ‘Bajolo’ não competia, precisamente, desde 2006. Terminou o Vila do Bispo Pro com um 5º lugar e recebeu o prémio ABS para melhor atleta local masculino.

A sua irmã Teresa Duarte recebeu o prémio ABS para melhor atleta local feminina. “O último ano em que fiz o circuito completo foi em 2011 e fui vice-campeã. Em 2012 só fiz 2 provas e em 2013 nenhuma”, disse Teresa Duarte ao Sul Informação.

Este domingo, na Praia do Castelejo, Teresa Duarte mostrou que tem nível para estar no circuito nacional. A algarvia apenas perdeu para Joana Schenker nos quartos-de-final, mas avançou em segundo para as meias-finais, onde eliminou Anita Lino.

Na final, Teresa Duarte voltou a encontrar a amiga e colega de equipa Joana Schenker e ganhou, contrariando o favoritismo da adversária: Joana tinha média mais alta de pontuações na prova e é campeã em título do circuito Pro Tour (só não é campeã nacional portuguesa porque os estatutos da Federação Portuguesa de Surf impedem a atribuição do título a uma nacional estrangeira e Joana é alemã… no papel, apesar de ser algarvia de facto).

“É bom estar em casa e ganhar um campeonato depois de tanto tempo sem competir”, disse Teresa Duarte, no seu discurso de vitória. Este resultado pode trazer de volta Teresa Duarte ao circuito nacional? “Adoro competir, mas há outras prioridades. Ir à próxima etapa, nos Açores, é muito difícil. Mas vou tentar ir às seguintes, em Santa Cruz e Cortegaça”, admitiu a algarvia.

A ABS participou nesta prova com 6 atletas femininas. Teresa Duarte e Joana Schenker foram finalistas. Lara Schenker foi eliminada na primeira fase das meias-finais (perdeu em terceiro na bateria de quatro em que avançaram Teresa e Joana). Neuza Muchacho, Raquel Viseu e Diana Nunes perderam nos quartos-de-final, que nesta prova foi a primeira ronda feminina, disputada no sábado.

No quadro masculino, a ABS inscreveu oito atletas, entre os quais os dois que estão no top 16 nacional – João Pinheiro e Francisco Pinheiro (presidente da ABS) – e que só começaram a competir na terceira ronda.

Os esperanças Tomás Rosado e Hugo Galhardo foram eliminados (na mesma bateria) logo na primeira ronda. Yuri Cabrita entrou direto na segunda ronda e foi eliminado. Gonçalo Pinheiro, que também se estreou na segunda ronda, avançou até à segunda fase dos quartos-de-final (baterias de dois atletas), onde foi eliminado por Manuel Centeno.

Nesta fase foram também eliminados Luís Duarte ‘Bajolo’ (por Hugo Pinheiro) e João Pinheiro (por Nicolas Rosner). “Competi bem mas surfei mal”, comentou João Pinheiro, a propósito da sua prestação nos quartos-de-final ‘man on man’.

Os três atletas ABS eliminados nesta fase concluíram a prova em quinto lugar ex aequo. Francisco Pinheiro e Ivo Muchacho perderam na fase anterior e integraram os grupo dos 13ºs na classificação final.

É de salientar que Francisco Pinheiro foi eliminado numa ‘super-bateria’ com António Cardoso, Manuel Centeno e João Barciela. Na véspera, sábado, António Cardoso tinha feito o único 10 da prova e Manuel Centeno o ‘top score’ (16.75) do dia. António Cardoso também foi eliminado nesta bateria, em terceiro. Manuel Centeno chegou às meias-finais ‘man on man’, onde foi afastado por João Barciela, que haveria de ganhar a final contra Hugo Pinheiro.

A final masculina foi uma bateria de emoções fortes. Hugo Pinheiro liderou as operações. A dez minutos do fim, João Barciela já tinha feito 9 de 12 ondas autorizadas e precisava de um 7.26 para passar para a frente. Só podia fazer mais três ondas e precisava de uma nota alta.

A seis minutos da ‘buzina’, João Barciela fez um ARS na sua 10ª onda e recebeu 8.25 pontos, assumindo a liderança. Só podia fazer mais duas ondas e arriscou uma logo de seguida, que não melhorou o seu ‘score’. Ficou quase sem margem e com algum tempo para o adversário reagir.

Hugo Pinheiro só conseguiu uma boa onda nos segundos finais: precisava de um 6.76 para ganhar mas os juízes deram-lhe 6.50 pontos.

Não foi fácil encontrar boas ondas no mar de picos múltiplos no Castelejo. Mas João Barciela encontrou a onda “que fez a diferença”, como o próprio admitiu. O campeão nacional terminou o circuito em 2013 a ganhar a prova que lhe deu o título e começou o circuito 2014 com uma vitória.

“Este ano quero renovar o título”, disse o campeão. Do Algarve, leva 1400 pontos que podem fazer a diferença nas contas finais deste Pro Tour 2014. A próxima etapa é nos Açores, em Santa Bárbara, Ilha de São Miguel, ainda este mês, nos dias 26 e 27.

 

Fotos:
1 – da autoria de Paulo Marcelino – o pódio feminino com o presidente da Câmara Adelino Soares: Joana Schenker, de branco, e a vencedora, Teresa Duarte, de vermelho.

2 e 3 – da autoria de Nuno Loureiro – João Barciela, o vencedor da 1ª etapa do Bodyboard Pro Tour 2014 disputado na Praia do Castelejo, Vila do Bispo, prova organizada pela Associação Portuguesa de Bodyboard – APB.

 

 

Comentários

pub