Villa-Lobos volta a estar em movimento na Ermida de Guadalupe

O espetáculo “Villa Lobos em Movimento” vai apresentar-se na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), […]

O espetáculo “Villa Lobos em Movimento” vai apresentar-se na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), no próximo domingo, 4 de maio, às 17 horas.

“Villa Lobos em Movimento” é uma releitura das peças para guitarra clássica daquele que é o compositor brasileiro mais conhecido, interpretadas também através da dança.

A peça apresenta os cinco Prelúdios para guitarra que o próprio Villa dedicou a diferentes personagens da cultura brasileira, intercalados por estudos de choros que ajudam a completar as ideias sugeridas pelos prelúdios e metaforizados pelos movimentos.

O recital evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa durante o reinado de D. João VI. Villa-Lobos apropriou-se delas, para as desconstruir e remodelar com uma intencional e intensa contaminação pelas tradições, folguedos e crenças populares oriundas das convivências com o escravo africano e com o que havia restado das civilizações indígenas, criando uma obra genuinamente brasileira que vem influenciando várias gerações de compositores.

A peça termina com a homenagem ao índio, o componente original deste amálgama a que se chama povo brasileiro.

O espetáculo, uma produção da Academia de Música de Tavira, conta com a participação de Josué Nunes na guitarra clássica, Simone Marçal, na dança, e Tela Leão, como responsável pelo roteiro e direção.

O evento integra-se no Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM) organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Comentários

pub