Vila Joya é o 22º melhor restaurante do mundo

O algarvio Vila Joya, no litoral de Albufeira, foi eleito como o 22º melhor restaurante do mundo, numa lista que […]

O algarvio Vila Joya, no litoral de Albufeira, foi eleito como o 22º melhor restaurante do mundo, numa lista que volta a ser este ano encabeçada pelo dinamarquês Noma, que tinha perdido a liderança em 2013.

O restaurante algarvio, que tem no chef austríaco Dieter Koschina (2 estrelas Michelin) a sua grande referência, subiu 15 lugares, do 37º para o 22º posto na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.

O Vila Joya entrou pela primeira vez na lista dos The World’s 50 Best Restaurants em 2012, tornando-se então o primeiro restaurante português a conseguir essa façanha.

Os prémios The World’s 50 Best Restaurants são organizados pela revista britânica «Restaurant», uma referência mundial na restauração, sendo votados por mais de 900 especialistas de todo o mundo.

Este ano, a tabela volta a ser liderada pelo Noma (Copenhaga, Dinamarca), seguido pelo catalão El Celler de Can Roca (que era o número 1 em 2013), de Girona, Espanha, e pela Osteria Francescana, em Modena, Itália.

O Eleven Madison Park, de Nova Iorque (EUA), é o 4º, o londrino Dinner by Heston Blumenthal, de Inglaterra, é o 5º, o basco Mugaritz, de San Sebastian, Espanha, é 6º, o brasileiro D.O.M. (o melhor da América do Sul, tendo o seu chef, Alex Atala, conquistado o Chef’s Choice Award, votado apenas por chefs) é 7º, o também basco Arzak, de San Sebastián, Espanha, é 8º, o Alinea, de Chicago (EUA), é 9º, e finalmente The Ledbury, de Londres, Inglaterra, é 10º, fechando assim o Top10.

Comentários

pub