Tavira volta a colocar na mesa os produtos locais do Mar

O Mar vai estar à mesa, ao longo do mês de maio, nos restaurantes de Tavira que aderiram ao Festival […]

O Mar vai estar à mesa, ao longo do mês de maio, nos restaurantes de Tavira que aderiram ao Festival de Gastronomia do Mar. A 11ª edição deste festival começa já esta sexta-feira e dura até dia 25 de maio, em treze restaurantes de três freguesias deste concelho.

Polvo, lula, bacalhau, atum, sardinha, berbigão e conquilha são, apenas, alguns dos ingredientes que integram os menus especiais que estes estabelecimentos vão sugerir aos seus clientes. Os pratos sugeridos durante este certame serão feitos com «produtos locais e da época», bem frescos, segundo a Câmara de Tavira, que promove o evento.

Para além da experiência gastronómica, os que decidirem participar neste festival habilitam-se, ainda , a ganhar uma estadia na Pousada do Convento da Graça, num dos hotéis do grupo MGE Hotels ou na Casa Viana /GuestHouse.

Este festival é mais uma forma de celebrar a Dieta Mediterrânica em Portugal, recentemente considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, com Tavira a ser a comunidade representativa da candidatura lusa a esta distinção.

Os sabores (e saberes) que serão postos no prato espelham as tradições das freguesias litorais de Tavira (Santa Maria e Santiago), Cabanas e Santa Luzia.

Na freguesia de Tavira, aderiram as casas «Coffe shop e restaurante Álvaro de Campos», «A Doca», «Brisa do Rio», «Mouraria», «O Castelo», «Ponto de Encontro» e «Portas do Mar», bem como os hotéis «Vila Galé Albacora» e «Vila Galé Tavira».

Na Freguesia de Conceição e Cabanas, os participantes são os restaurantes «Noélia Jerónimo», «Páteo da Ria» e «Vert’ In», enquanto em Santa Luzia a «Casa do Polvo – Tasquinha» será a única aderente.

Para mais informações sobre o Festival de Gastronomia do Mar de Tavira, nomeadamente os preços dos pratos (variam de casa para casa), podem ser obtidos no site da autarquia.

Comentários

pub