Sismo do Chile foi registado na rede sísmica de Portugal

O sismo do Chile foi detetado em todas as estações da rede sísmica de Portugal, tendo as primeiras ondas do […]

O sismo do Chile foi detetado em todas as estações da rede sísmica de Portugal, tendo as primeiras ondas do sismo sido registadas às 23h58 de ontem, dia 1, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA acrescenta que o sismo, de magnitude 8.2, ocorreu no dia de abril, pelas 23h46 UTC, junto à costa norte do Chile, a cerca de 100 km a NW de Iquique. Este sismo, de acordo com a estimativa avançada pelo USGS, deverá ter sido sentido com intensidade máxima VIII (Mercalli) na zona mais próxima da fonte sísmica.

Dada a localização e as caraterísticas deste evento sísmico, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um alerta de tsunami à escala regional, tendo já sido confirmados registos nas estações maregráficas localizadas nas zonas costeiras mais próximas, com altura de onda máxima de 2,1m em Iquique, observada cerca de 15 minutos após a hora de origem do evento. O alerta regional foi cancelado cerca de 5 horas mais tarde.

O IPMA explica que sismo ocorre num contexto tectónico dominado pela interação entre a placa Nazca e a da América do Sul, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 7 cm por ano.

Esta região do globo é marcada pela ocorrência de sismos de grande magnitude, como o de 1960 (magnitude 9,5), que foi o sismo de maior magnitude registado instrumentalmente.

Comentários

pub