Reitor visita o Algarve Natural do concelho de Alcoutim

A beleza e a tranquilidade do Algarve natural, no concelho de Alcoutim, é o pano de fundo de mais uma […]

A beleza e a tranquilidade do Algarve natural, no concelho de Alcoutim, é o pano de fundo de mais uma visita do reitor da Universidade do Algarve, que vai decorrer amanhã, sexta-feira, dia 11 de abril.

António Branco será recebido, às 10h00, no salão nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves, onde se reunirá com o Executivo Municipal, o presidente da Assembleia Municipal e o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcoutim e Martim Longo.

A partir das 11h30, está programada uma reunião com a Associação Terras do Baixo Guadiana. Esta Associação tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da região, através da realização de candidaturas a programas, projetos, ações e medidas nacionais e comunitárias, promovendo a sua gestão e abordando áreas como a formação, o desenvolvimento social e económico e o ordenamento e sustentabilidade ambiental.

Da parte da tarde, às 14h00, a equipa reitoral começará por visitar a Dandlen & Vasques, na Zona Industrial de Alcoutim, Balurcos, que foi criada no âmbito do 1º Concurso de “Ideias em Caixa” promovido pela UAlg, através do CRIA, em 2004.

A empresa, que trabalha em parceria com produtores locais e associações, dedica-se à transformação de produtos derivados de plantas aromáticas e medicinais, principalmente óleos essenciais. Estes produtos, dirigidos à indústria de cosmética, perfumaria, farmacêutica e à indústria alimentar, já são comercializados para países como a Alemanha, EUA e Reino Unido.

Atualmente, a Dandlen & Vasques está interessada na área da biotecnologia vegetal e tem vindo a desenvolver algumas atividades de investigação, em parceria com o Laboratório de Virologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg, com a qual tem um protocolo de cooperação.

De seguida, o reitor tem encontro marcado com a Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, em Pereiro, que conta já com mais de 300 associados e pretende “reduzir a desertificação de recursos e gentes”.

Este périplo terminará, em Martim Longo, na exploração agrícola V. LuzAgro, que produz azeitona e opuntias, tendo como inspiração fazer um produto diferente, tradicional, biológico e 100% Português, para competir no mercado nacional e internacional.

O reitor António Branco elegeu como uma das finalidades estratégicas do seu mandato (2014-2017) estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta.

Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o reitor já visitou o concelho de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel e Lagos.

Comentários

pub