Rão Kyao e Avô Cantigas marcam programação de Abril em Lagos

Concertos de Rão Kyao e do Avô Cantigas, a Páscoa e as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril […]

Concertos de Rão Kyao e do Avô Cantigas, a Páscoa e as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril marcam a programação deste mês em Lagos. Da música às artes plásticas, da gastronomia e doçaria tradicional ao artesanato, os munícipes e visitantes vão ter muito por onde escolher.

A Câmara Municipal de Lagos, em parceria com várias associações, clubes locais e entidades privadas, organizou um vasto programa de iniciativas para este mês de iniciativas, que teve em conta os mais e os menos jovens.

No que diz respeito à área da música, a oferta é diversificada. O início do mês é dedicado aos mais pequenotes, com um concerto do famoso Avô Cantigas a decorrer no dia 06, no Centro Cultural de Lagos (CCL).

Na semana seguinte, dia 11, Rão Kyao sobe ao mesmo palco para apresentar “Coisas que a gente sente”, a partir das 21h30. O repertório percorre vários temas do compositor como “Estrada da Luz”, “Oásis”, “Danças de Rua”, “Viagens na Minha Terra”, além de outros trabalhos mais recentes “Porto Alto”, “Em Cantado” e “Coisas que a Gente Sente”, com ênfase neste último e mais recente CD.

Apresenta na sua maior parte temas originais, algumas melodias da música popular portuguesa (Zeca Afonso ou António Correia de Oliveira) e também faz incursões na nossa música tradicional das várias regiões do País.

Para o dia seguinte está marcado o espetáculo com Time for T, um grupo cujos membros são de vários pontos diferentes da Europa (Inglaterra, Espanha, Suíça e Portugal) e as diferentes veias musicais do grupo definem o som eclético que a banda produz.

Num outro registo musical, e entre os dias 17 e 19, o Laboratório de Atividades Criativas, apresenta o Electrolegos II – Festival de Música Eletrónica, no LAC.

Para os dias 19 e 25 deste mês, a Academia de Música de Lagos traz dois grandes concertos, ambos a decorrer no CCL a partir das 21h30: um Concerto da Páscoa com o Quarteto de Cordas da AML e Joana Godinho (contralto) e, no dia 25, o concerto comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril – “Memórias de abril”.

Para a noite do dia 24 de Abril, e incluído no programa das comemorações dos 40 anos do 25 abril, a Câmara Municipal de Lagos está a organizar um espetáculo, ao ar livre, a decorrer na Praça do Infante, que incluirá a participação da maioria das associações culturais do concelho, que se associam a esta efeméride.

Na área da gastronomia e doçaria, o fim de semana da Páscoa será, também, uma oportunidade para visitar uma das mais típicas freguesias rurais de Lagos – Barão de São João – e apreciar os sabores dos tradicionais folares e da doçaria local, na XIII edição da Feira do Folar e Artesanato, que decorre entre os dias 18 e 20.

O certame, de entrada livre, conta, igualmente, com a presença de artesãos do concelho e de animação musical. Entre os dias 25 e 27, os mais gulosos podem ir visitar a Mostra de Doçaria de Lagos que vai decorrer entre as 14h00 e as 21h00, no Antigo Quartel dos Bombeiros (junto ao Centro Cultural de Lagos), cuja organização está a cargo da Associação de Artesãos do Barlavento.

No que diz respeito ao desporto, também para este mês foram preparadas várias iniciativas, destacando-se a realização do 11º Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade – Terras do Infante, da prova Algarve Triathlon (natação, corrida e bicicleta) ou da Caminhada da Liberdade.

Já com mais de uma década de existência, o Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade – Terras do Infante traz, entre os dias 04 e 06, espetáculos, emoções e muita velocidade ao concelho de Lagos.

Esta décima primeira edição é a primeira competição da época no continente europeu, onde os patinadores aproveitam para avaliar a sua capacidade de performance para as grandes provas do ano, aproveitando as excelentes condições climatéricas da região.

As provas, desde as mais curtas – 200, 300 e 500m – , que irão decorrer na nova pista oficial VESMACO, na Escola Secundária Júlio Dantas, até às mais longas – prova de estrada/maratona, de 23km – , que terão como palco a Avenida dos Descobrimentos (ponto de partida e chegada), são um espetáculo desportivo onde se prevêem muitas surpresas e grande espírito desportivo.

Aguardam-se representantes da Europa, Ásia e América e as provas serão transmitidas em direto, para todo o mundo, a partir do site www.rollerlagos.com.

Para o dia 26 está prevista a realização da prova Algarve Triathlon (natação, corrida e bicicleta), que decorre a partir das 9h00, na Praia da Luz (concentração no Luz Bay Apartments) e é organizada pela NECI, Câmara Municipal de Lagos e Junta de Freguesia da Luz.

Esta prova, além da prática desportiva, integra também uma componente de solidariedade, uma vez que as receitas revertem a favor da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso (inscrições e informação mais detalhada em www.algarvetriathlons.com).

Para o final do mês, e uma vez que se comemora a Liberdade, está prevista uma caminhada, exatamente com esse nome, a decorrer no dia 27, a partir das 10h00, com início Parque do Anel Verde.

A anteceder a caminhada haverá, às 9h30, uma pequena sessão inaugural do Parque Biosaudável, no mesmo local.

Quanto às artes plásticas, muito há para conhecer. Entre os dias 12 e 23 de abril, os visitantes terão a oportunidade de apreciar, em várias artérias do centro histórico de Lagos, a exposição Arte Páscoa, subordinado ao Tema Pascal – Cristo, e que inclui trabalhos de pintura do artista Tolentino Abegoaria (fachada da Igreja de Sta. Maria, Travessa do Mar, R. Lançarote de Freitas, R. Cândido dos Reis, Largo Luís de Camões, R. Conselheiro Joaquim Machado, Fachada da Igreja de S. Sebastião, R. Infante de Sagres, Rotunda do Hospital Velho, Rotunda do Mercado de Sto. Amaro e Mercado de Sto. Amaro).

Para o dia 17, pelas 17h00, está prevista a abertura da Exposição “Lagos e os Descobrimentos – O Traje na Sociedade Portuguesa de Quinhentos”, que estará patente ao público na Fortaleza Ponta da Bandeira.

No Centro Cultural de Lagos estarão patentes as exposições “Antes que acabem” (com pintura e escultura de António Alonso e poesia e vídeo de Vieira Calado), “Derme ou Epiderme” (exposição final do Curso de Artes Visuais – 12.º Ano – Desenho A – Professora Ana Glória) e “Kick in The Eye” ( projeto da Residência Artística |  LAC e Casabranca).

Nos Antigos Paços do Concelho continuará patente, até 02 de maio, a mostra de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas respeitantes à “Semana da Leitura – Uma Boca Mil Palavras” e no Posto Municipal de Exposições, o artista Timo Dillner apresenta uma exposição com ilustrações, obras gráficas, livros e outros objetos artesanais para leitores e bibliotecas, como também peças de arte e esculturas em madeira.

Também a Biblioteca Municipal de Lagos se associará ao mês da liberdade, com a realização de um ciclo de cinema documental e ficcional no Centro Cultural, “A gente começou de se juntar – 25 de Abril 40 anos” e uma mostra bibliográfica subordinada ao mesmo tema.

No que diz respeito às férias da Páscoa, e para entreter os mais pequenotes de forma saudável e didática nesta altura, existem várias alternativas. O Centro Ciência Viva de Lagos propõe, entre dias 07 e 11 e 14 a 17 abril, um conjunto de atividades cheias de diversão e conhecimentos científicos (conheça todas as atividades do Centro em lagos.cienciaviva.pt).

No Espaço Jovem de Lagos está também nesta altura a decorrer um OTL – Páscoa Espaço Jovem – que inclui jogos de grupo, expressão plástica, pastelaria, natação, zumba, ambiente, praia, visitas culturais, atelier internet segura, cinema, jogos tradicionais, orientação e origamis.

Finalmente, também no Complexo Desportivo e Estádio Municipal vão decorrer, entre os dias 07 e 21, as Férias Desportivas Lagos em Forma – Páscoa 2014.

Aqui os mais pequenos terão oportunidade de participar em variadas atividades como natação, jogos coletivos, atletismo, patinagem, escalada, dança, jogos de orientação, jogos tradicionais, pinturas faciais, Expressão plástica e culinária alusivas à Páscoa, visionamento de filmes e apoio ao estudo.

Todas as informações mais detalhadas sobre as atividades do mês estão disponíveis em www.cm-lagos.pt.

Entre os dias 16 de abril e 02 de maio decorrem as Comemorações do Dia da Liberdade – 25 de Abril, cujo programa será divulgado brevemente.

Comentários

pub