PS/Algarve promove conferência regional sobre “Saúde – Hoje e Amanhã”

“Saúde – Hoje e Amanhã” é o tema da Conferência Regional promovida pelo PS/Algarve, que terá lugar no Auditório da […]

“Saúde – Hoje e Amanhã” é o tema da Conferência Regional promovida pelo PS/Algarve, que terá lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, em Faro, no dia 10 de maio (sábado), a partir das 15 horas.

A conferência contará com as participações de Ana Paula Gonçalves (administradora hospitalar), Maria Augusta de Sousa (ex-bastonária da Ordem dos enfermeiros), Paulo Moreira (professor da Escola Nacional de Saúde Pública) e moderação de Rui Lourenço (médico de família).

Segundo os socialistas algarvios, «os ataques sucessivos ao Estado Social têm consolidado a certeza que Portugal precisa de um novo rumo, exigindo-nos uma nova atitude, uma nova vontade e novas soluções que respeitem o património construído ao longo destes 40 anos de Democracia».

No domínio da saúde, ao longo dos últimos meses, «a situação vivida nos hospitais públicos do Algarve tem-se vindo a degradar levando à denúncia pública por parte dos doentes e dos profissionais de falta de material de consumo clínico, medicamentos, listas de espera (de meses) para exames radiológicos, quebra de produção e a uma redução da atividade cirúrgica programada», acrescenta o PS.

Soma-se o «encerramento de extensões de saúde concretizados após as eleições autárquicas nas costas das populações, os atrasos na abertura de unidades de cuidados continuados, a falta gritante de médicos e enfermeiros ou a centralização dos serviços do INEM, acentuando-se tudo isto com a falta de diálogo entre os atuais dirigentes e os profissionais do setor», concluem os socialistas do Algarve.

Comentários

pub