Projeto MOSES avalia o futuro das praias no litoral sul do Algarve

Uma campanha de mar na região da praia da Galé terminou este sábado, dia 5, tendo como objetivo caracterizar o […]

Uma campanha de mar na região da praia da Galé terminou este sábado, dia 5, tendo como objetivo caracterizar o estado de equilíbrio de algumas praias do litoral sul da região do Algarve. A campanha tinha começado no dia 25 de março.

Esta investigação decorre no âmbito do Projeto MOSES, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e reúne investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, do Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL) e da Universidade de Lisboa.

O desenho experimental utilizado permitirá estimar a eficácia da alimentação das praias estudadas com a areia que transita ao longo da costa. Este processo é fundamental para manter o equilíbrio dinâmico das praias e das arribas rochosas adjacentes.

A equipa do Centro de Mergulho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, que colocou os equipamentos a sete metros de profundidade, mergulhou este sábado, para recolher os sensores utilizados na medição das ondas e as correntes.

O Projeto MOSES propõe uma abordagem inovadora e pouco explorada para quantificar os volumes de areia que transpõem as pontas rochosas em costas crenuladas.

Para tal, as técnicas acústicas serão utilizadas conjuntamente com as técnicas mais tradicionais de traçadores e de processamento digital de imagem. Esta multi abordagem permitirá a mútua calibragem das metodologias utilizadas.

Está a ser desenvolvido na costa rochosa da região central do Algarve, onde as praias e as arribas estão em franca fase de ajuste à modificação dos parâmetros ambientais, como a queda das arribas e a tentativa para as estabilizar, o emagrecimento das praias e a sua alimentação artificial.

 

 

Comentários

pub