Projeto «Gato de Rua» avança em Carvoeiro

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro vai avançar, neste início de abril, com o projeto «Gato de Rua», […]

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro vai avançar, neste início de abril, com o projeto «Gato de Rua», com o objetivo de intervir e controlar as colónias de gatos na vila de Carvoeiro, melhorando as condições de saúde pública da comunidade.

Para o efeito, foi elaborado um projeto, em colaboração com um veterinário local, que prevê uma intervenção que vai beneficiar os animais, os moradores e todos os que visitam a localidade.

A ação vai atuar na base do método C-E-D (Capturar, Esterilizar e Devolver), recomendado pela Associação de Animais de Rua e pela MIACIS (Associação de Proteção e Integração Animal).

Trata-se de um processo já usado e que se tem revelado bastante eficaz no controlo de colónias de gatos e na redução da população felina silvestre. Os animais serão capturados, é realizada a sua esterilização, bem como um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação.

É ainda efetuada uma desparasitação, antes da devolução ao seu território de origem.

O executivo da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro vai também promover a construção de abrigos em madeira para as colónias existentes na vila, de modo a que os gatos se fixem nesses locais. Assim, os moradores, que já os alimentam, podem fazê-lo de forma mais segura e limpa.

A União de Freguesias sublinha que «esta ação não pretende eliminar os animais, até porque estes são muito importantes no controlo de roedores. Pretende sim fazer um controlo da sua população limitando a reprodução e reduzindo o nascimento de ninhadas, o que garantirá que os felinos vivam de forma mais saudável e menos visível, dando outra imagem a quem nos visita».
 

Comentários

pub