Presidente da Câmara de Lagoa (Açores) visita presidente da Câmara de Lagoa (Algarve)

O executivo da Câmara Municipal de Lagoa (Açores) apresentou cumprimentos ao novo executivo da Câmara de Lagoa (Algarve) e anunciou […]

O executivo da Câmara Municipal de Lagoa (Açores) apresentou cumprimentos ao novo executivo da Câmara de Lagoa (Algarve) e anunciou o regresso da tradicional festa religiosa do “Divino Espírito Santo”.

No âmbito do protocolo da geminação entre os Municípios de Lagoa (Algarve) e Lagoa (Açores), assinado a 19 de janeiro de 2008, – e no sentido de estreitar relações entre os dois Municípios, com vista ao aumento da cooperação e troca de experiências na gestão e modernização administrativa, tendo em vista a exigível e constante melhoria e simplificação da prestação dos serviços às populações – o Francisco Martins, presidente da Câmara algarvia, e restante executivo receberam uma delegação da sua congénere açoriana, composta pelo presidente João Ferreira Ponte, sua chefe de Gabinete Maria Odete Cabral e adjunta Verónica Almeida.

A reunião de trabalho decorreu no edifício da Câmara Municipal de Lagoa, onde a delegação açoriana apresentou cumprimentos, neste primeiro contacto com o novo executivo da Câmara algarvia.

Numa troca de impressões políticas e administrativas, foi passado em revista o historial da geminação, assim como, em perspetivas futuras, se conversou sobre a possibilidade de diversos intercâmbios e troca de ideias a todos os âmbitos, nomeadamente nas áreas das competências que cabem ao Poder Local, que não podem desvirtuar a defesa dos cidadãos, especialmente nas áreas económica, cultural, social, política e tantas outras.

O edil açoriano João Ferreira da Ponte, além de ter convidado Francisco Martins e o seu executivo a visitarem os Açores, falou sobre a possibilidade trazer de volta a Lagoa (Algarve) – provavelmente a 8 de junho (data a confirmar), a tradicional festa do Divino Espírito Santo.

A festa decorre nos Açores, este ano, nos dias 27, 28 e 29 de junho, em colaboração com a paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e a junta de freguesia de Água de Pau e cujas festividades terão lugar no Largo de Santiago, na vila de Água de Pau.

Trata-se de uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagoa (Açores) que decidiu, este ano, recuperar o Império de S. Pedro há muito extinto nesta vila.

Lagoa (Açores) tem a tradição de, em parceria com várias instituições, promover Impérios do Divino Espírito Santo, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia, Agrupamento de Escuteiros do Cabouco e Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Este ano, os lagoenses algarvios vão também poder contar com a realização desta manifestação religiosa-cultural.

O objetivo desta iniciativa passa pela preservação e promoção da cultura e das tradições que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e dos açorianos e que contribui para definir a identidade do concelho e dos Açores naquilo que têm de mais singular como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo, que se assume como uma devoção com grande tradição no seio daquela comunidade lagoense.

Comentários

pub