Pepetela abre ronda de “Discursos Diretos” na Biblioteca de Loulé

O escritor angolano Pepetela abre, no dia 8 de maio, às 21h30, a ronda de “Discursos Diretos” que, nos próximos […]

O escritor angolano Pepetela abre, no dia 8 de maio, às 21h30, a ronda de “Discursos Diretos” que, nos próximos meses, vai trazer à Biblioteca Municipal de Loulé alguns dos maiores criadores literários da língua portuguesa.

Prémio Camões (1997) e doutor honoris causa pela Universidade do Algarve (2010), Pepetela é autor de vasta obra com larga projeção internacional, iniciada em 1972 com As Aventuras de Ngunga.

Antes da sessão na Biblioteca de Loulé, no mesmo dia 8, pelas 14h30, Pepetela vai estar também em Quarteira, no Auditório da Escola Laura Ayres, num encontro com professores e alunos, em sessão moderada por Conceição Bernardes, diretora do estabelecimento de ensino e professora de Português de reconhecido prestígio.

O ciclo “Testemunhos Diretos” é promovido pela Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, que visa «fazer uma permanente ponte cultural e cívica entre a Biblioteca e Escolas do Concelho, promovendo sempre a circulação de escritores e ensaístas de referência do Pensamento contemporâneo e da Língua Portuguesa, nesses centros de excelência da cidadania».

Sem dúvida a maior voz da criatividade angolana da atualidade, Pepetela (pseudónimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nome real do escritor nascido em Benguela, em 1941), é licenciado em Sociologia, e docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

Obras suas como Mayombe (1980), O Cão e os Caluandas (1985), Parábola do Cágado Velho (1997) e O Quase Fim do Mundo (2008) ou mesmo Contos de Morte (também de 2008), ultrapassam as fronteiras da vivência angolana antes e depois da independência, convertendo-se em metáforas indeléveis do mundo contemporâneo e das suas contradições.

Para Pepetela, este é o tema inesgotável como atestam as suas obras mais recentes – O Planalto e a Estepe (2009), A Sul. O Sombreiro (2011) e O Tímido e as Mulheres (2013).

No final dos “Discursos Diretos” na Biblioteca Municipal de Loulé, Pepeta autografará obras suas para os leitores que o desejarem, estando organizada uma banca de livros, numa parceria com a Livraria Papelnet.

Carlos Matos Gomes (o carismático Capitão de Abril que, como romancista, é conhecido também pelo pseudónimo de Carlos Vale Ferraz ) é o próximo convidado de “Discursos Diretos”, e que, a 15 de Maio, reparte as suas intervenções entre a Biblioteca Municipal e a Escola Secundária de Loulé onde será apresentado pela professora-bibliotecária Arlete Santos.

Comentários

pub