Peças de design industrial de «The by David Laherrere» partem à conquista de Lisboa

O coletivo «The by David Laherrere», que nasceu há alguns meses no Algarve, vai estrear a sua primeira exposição individual […]

O coletivo «The by David Laherrere», que nasceu há alguns meses no Algarve, vai estrear a sua primeira exposição individual «IRONy», na LX Factory, no dia 16 de maio. Este projeto algarvio foi criado pelo artista francês residente em São Brás de Alportel que dá nome ao projeto, com um grupo de amigos e profissionais apaixonados por um «projeto arrojado e inovador».

«A sintonia conseguida entre estes profissionais determinados e empenhados contribui para que IRONy seja mais do que uma exposição exclusiva e inovadora: IRONy é uma sinergia num Algarve contemporâneo que ousa desafiar Lisboa», segundo os dinamizadores do projeto.

«The by David Laherrere deu os primeiros passos há alguns meses quando no Algarve encontrou tudo o que precisava para criar o que supostamente não seria de esperar numa zona de sol e praia: criações únicas de design industrial», contam. Desde então, participou em exposições coletivas no Algarve, nos concelhos de Loulé, Albufeira e Faro.

A mostra que vai estrear em Lisboa ocupará um espaço de 400 metros quadrados e consiste «na recriação de um loft onde poderemos encontrar estantes, lâmpadas, mesas e outras peças exclusivas construídas com base em materiais industriais abandonados ou esquecidos que adquirem uma nova utilidade e às quais se juntou design».

O desafio assumido pelo artista concretiza-se com a participação de vários profissionais algarvios, que de uma forma ou de outra, cruzaram caminhos e construíram amizades.

Marlene Luís, residente em Loulé, consultora de marketing que tem trabalhado com várias entidades públicas privadas da região e do país, assume toda a gestão da marca e a comunicação do evento, auxiliada pela designer Célia Palma, de Faro, que tem desenvolvido «um trabalho de qualidade inquestionável em vários projetos algarvios».

O layout do espaço foi pensado com a ajuda do desenhador industrial Miguel Mendoza, espanhol residente também em São Brás de Alportel, algarvio de coração com projetos relevantes desenvolvidos a nível nacional.

A abertura do evento também foi pensada por algarvios, neste caso os louletanos Marina Lourenço e Tiago Almeida, que foram escolhidos para planear o «welcome drink The by David Laherrere» devido à «experiência comprovada no trabalho desenvolvido em estabelecimentos de restauração de referência no Algarve e na prestação de serviços de catering de excelência».

«Esta dupla abrilhantará o evento misturando o melhor de França e de Portugal numa combinação de sabores onde o Algarve também marcará presença. Tudo isto será acompanhado pela musica do Dj Mike-Fish que já deu cartas no Algarve e envolverá Lisboa nas suas excelentes e vibrantes seleções musicais», acrescentam.

Depois do evento de abertura, no Open Day LX Factory, a 16 de maio, esta mostra pode ser visitada no piso 1 do edifício 1 (espaço 1.25) daquele espaço cultural da Capital até ao dia 30 de maio.

Comentários

pub