Downhill em São Brás: Pardal bate Pombo por 29 milésimos

O campeão nacional de downhill (DHI), Francisco Pardal, conquistou este domingo, de forma emocionante, a segunda prova da Taça de […]

O campeão nacional de downhill (DHI), Francisco Pardal, conquistou este domingo, de forma emocionante, a segunda prova da Taça de Portugal de DHI Vodafone, em São Brás de Alportel.

A pista de Cerro do Botelho assistiu a um empolgante duelo entre os dois melhores especialistas portugueses em DHI. Emanuel Pombo (Liberty Seguros/meo/Ciclomadeira) foi o mais veloz na manga de qualificação e partiu como favorito para a final.

Só que, na descida decisiva, foi Francisco Pardal quem se revelou mais veloz, percorrendo os 1200 metros de descida em 2m16,610s, batendo Pombo por apenas 29 milésimos de segundo. O terceiro classificado foi João Góis (Penacova DH/UD Lorvanense), a 1,43 segundos do vencedor.

Perante a ausência dos corredores britânicos que dominaram a primeira etapa da Taça de Portugal de DHI Vodafone, o triunfo de hoje permitiu a Francisco Pardal assumir a primeira posição na classificação geral na categoria de elite.

Ana Costa (Mel de Cana/Ribeiro Seco) venceu a competição de elite feminina, relegando para as restantes posições do pódio, por esta ordem, Leonor Bandeira e Madalena Bandeira, ambas da LCM Team Bandeira. A favorita, Filipa Peres (Liberty Seguros/meo/Ciclomadeira), não competiu na final, depois da desistência na qualificação, devido a queda.

O alemão Silas Grandy, ciclista da equipa que corrida em casa, MCFXdream/Município de S. Brás), teve uma prestação de elevado nível, alcançando o sétimo melhor registo absoluto, o que lhe valeu o triunfo destacado entre os juniores, com 3,054 segundos de vantagem sobre o adversário mais próximo, Rafael Sousa (MS Mad/Team Racing Portugal).

O terceiro foi Francisco Salgado (AD Jorge Antunes/Bike Zone), a 13,431 segundos. Grandy reforçou a liderança na Taça de Portugal.

Diogo Pinto (RG/Centro Óptico de Fafe) foi o melhor cadete, Hélder Padilha venceu em masters 30, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) bateu os restantes masters 40 e José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de São Brás) destacou-se entre os masters 50.

Comentários

pub