Ovibeja é montra e centro nevrálgico do “agrobusiness”

“Terra Fértil” revela-se na 31ª edição da Ovibeja, que decorre de 30 de Abril a 4 de Maio em Beja, […]

“Terra Fértil” revela-se na 31ª edição da Ovibeja, que decorre de 30 de Abril a 4 de Maio em Beja, como o tema central da feira e acrescentou inúmeros projetos, produtos e serviços inovadores, aos quais se alia uma grande presença de máquinas e equipamentos agrícolas de ponta no Campo da Feira.

Hortas reais no espaço virtual, forragens hidropónicas e pastagens semeadas biodiversas, culturas de microleafs, de uvas sem grainhas, de papoilas para a indústria farmacêutica, amendoins, ervas aromáticas, pérolas de azeite, cogumelos gourmet, vinho com pegada de carbono nula, sabonetes de mel e leite de cabra serpentina, são apenas alguns dos muitos produtos em destaque. Este espaço vai contar com testemunhos, na primeira pessoa, de agricultores locais que apostaram na inovação, por exemplo no olival, hortícolas de regadio, romã, entre outros.

O projeto “Terra Fértil” vai estar patente ao público no Pavilhão Sabor Alentejo e compreende, além de produtos inovadores, projetos de investigação e de inovação, agricultura de precisão e fatores de produção, exemplos de excelência de associativismo, cooperativas e infraestruturas.

Transversal a toda a Ovibeja, Terra Fértil revela-se também no Campo da Feira, um campo agrícola de produção, investigação e demonstrações com empresas de produtos, serviços e equipamentos de ponta, de entre os quais se destacam tractores com GPS, Moto 4 e, entre outros, drones, veículos aéreos não tripulados.

Mas o agrobusiness revela-se também através de colóquios e mesas redondas organizadas pelos participantes na feira com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

A reflexão sobre temas da atualidade é, de resto, uma nota distintiva da Ovibeja que, durante todos os dias, apresenta uma grande variedade de áreas de abordagem.

Entre muitos outros, destaca-se “O Futuro da PAC – Desenvolvimento Rural e Pagamentos Directos”, promovido pela organização da Ovibeja. Entre os convidados, já confirmados, estão os secretários de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, e da Agricultura, José Diogo Albuquerque, o ex-ministro da Agricultura António Serrano e o deputado ao Parlamento Europeu Capoulas Santos. Os oradores são Gabriela Ventura, do PRODER, Eduardo Dinis, do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP), e Luís Mira, da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.

Organizada pela ACOS – Agricultores do Sul, a Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 4 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Comentários

pub
pub