Olhão volta a ter folar (cada vez mais) gigante

Há folares pequenos, há folares de tamanho mediano e até folares grandes. Em Olhão, no sábado, volta a haver um […]

Há folares pequenos, há folares de tamanho mediano e até folares grandes. Em Olhão, no sábado, volta a haver um folar gigante e todos os que se dirigirem à Igreja Matriz daquela cidade, às 11 horas, poderão prová-lo, ao mesmo tempo que contribuem para uma causa solidária. Esta sexta-feira, haverá uma primeira iniciativa ligada a este evento, no centro comercial Ria Shopping, de Olhão.

O pasteleiro Filipe Martins volta a pensar em grande e vai cozinhar um bolo com cerca de 100 metros, com cinco variedades desta iguaria típica da Páscoa, algumas de sua autoria.

Na comprida mesa, vai estar, como não podia deixar de ser, o típico e muito apreciado folar de Olhão, mas também os folares da serra, de mel e azeite, folar de Olhão com chocolate e folar algarvio com figo, amêndoa e laranja, estes dois últimos criações do jovem empresário algarvio.

«A novidade, este ano, é o de figo, laranja e amêndoa. Juntámos ao folar tradicional de Olhão os frutos do Algarve, para dar um novo sabor», contou ao Sul Informação o chef olhanense.

Para levar a cabo esta “empreitada”, é necessário muito material. Mais de 500 quilos de açúcar amarelo, 200 quilos de farinha, 200 quilos de manteiga, 100 quilos de margarina, 20 litros de azeite, 10 litros de medronho, 10 litros de mel, 15 quilos de amêndoa, 15 quilos de laranja confitada, 15 quilos de figos, dois quilos de canela e outros dois quilos de erva doce, assim como cerca de 500 ovos, 10 quilos de fermento e 15 quilos de chocolate são os ingredientes necessários para fazer 100 metros de folar.

«No ano passado fizemos de 70 metros. Este ano terá cem metros», contou Filipe Martins, que já habituou a cidade com os seus bolos de enormes dimensões. Desde que abriu as portas do seu estabelecimento, em 2012, que tanto na Páscoa, como no Natal, promoveu iniciativas semelhantes, com os bolos típicos de cada uma das épocas festivas.

A base de operações é a pastelaria Kubidoce, do qual Filipe Martins é o proprietário e a festa principal acontece junto à Igreja de Olhão, frente a uma das pastelarias que a marca algarvia dinamiza em Olhão. Mas, para os que não quiserem esperar, podem passar esta sexta-feira no centro comercial Ria Shopping, às 18 horas, onde Filipe martins vai apresentar «um mini folar gigante, para dar a provar às pessoas», que terá “só” «3 ou 4 metros».

Nesta iniciativa, que decorre no segundo piso do Ria Shopping, Filipe Martins demonstrará a confeção de chocolates, que são outra especialidade da casa. «Também irei fazer uma demonstração de chocolates, para que as pessoas saibam que também se fazem chocolates em Olhão», acrescentou.

Esta é uma grande paixão do chef algarvio, que venceu ganhou o Festival de Chocolate de Óbidos, em 2010. A Kubidoce tem a sua própria linha de bombons e também produz torrão de diferentes variedades, apostando na confeção ao vivo destas “gulodices”.

 

Sábado há folar, música e artesanato junto à Igreja

No sábado, a festa muda-se para zona histórica de Olhão, onde será servido o folar (mesmo) gigante. «Voltámos a introduzir um caráter social que já tínhamos lançado em dezembro, com o Bolo-Rei. Pedimos às pessoas que deem, em troca do bolo, uma moeda. Desta vez, a receita reverte para a Associação Verdades Escondidas, que ajuda mães grávidas e crianças de risco»», disse.

«Este ano, teremos também artistas a cantar e a dançar e artesãos a trabalhar a cortiça, madeira e outros materiais ao vivo. Esta é, cada vez mais, uma festa da cidade», considerou.

Nesse espírito, Filipe Martins volta a contar com a ajuda dos escuteiros de Olhão, que vão dar apoio não só na confeção do bolo, mas também na montagem da mesa e na sua distribuição.

Até porque, quando falamos num bolo de cerca de cem metros, toda a ajuda é pouca. «Esta sexta-feira, passaremos o dia todo a produzir para levar o bolo para o Ria Shopping e, mal sairmos de lá, será a noite toda a trabalhar», disse.

Os preparativos começaram ontem, quinta-feira, para que nas últimas horas o trabalho esteja o mais adiantado possível. «São três dias a preparar coisas!», disse.

 

Iniciativa começa a ter mais apoios

Tendo em conta que cozinhar um bolo desta dimensão, com estes ingredientes, custa mais de 4 mil euros, a Kubidoce tem procurado parceiros, para evitara custear sozinha a iniciativa. E são cada vez mais os que se juntam à festa dos bolos gigantes, em Olhão.

«Este ano tenho o apoio monetário da Câmara, da Makro, que cede o açúcar, da Ibérica Fruta, um grande parceiro nosso, do Ria Shopping, ao nível da imagem e promoção, que têm sido incansáveis e dos vinhos doces de Lagoa. Também estou à espera de uma resposta de uma empresa de produtos de pastelaria lá de cima», revelou.

«Em termos de parcerias, parece que as pessoas estão cada vez mais dispostas a juntar-se a nós. Mas tem sido difícil. Começámos a tratar disto logo no início do ano e, dos 500 emails que mandámos para empresas algarvias, recebemos duas ou três respostas», contou.

 

Veja aqui as fotos do folar do ano passado, para abrir o apetite!

 

 

 

Comentários

pub