Olhão e São Brás de Alportel vão fundir-se num só concelho

Os concelhos de Olhão e São Brás de Alportel querem fundir-se num só município, numa tentativa de «ganhar escala» e […]

Os concelhos de Olhão e São Brás de Alportel querem fundir-se num só município, numa tentativa de «ganhar escala» e de se tornarem «mais competitivos». As duas autarquias não vão esperar por uma eventual nova reforma administrativa ao nível do mapa autárquico, como a que levou à fusão de freguesias e pretendem ter o processo concluído antes das próximas eleições autárquicas.

Os executivos dos dois concelhos, ambos do PS, já estão em conversações bastante avançadas e o assunto deverá ser levado, em breve, a Reunião de Câmara. Certo é que ainda há muitas arestas a limar, mas dificilmente se parará o processo.

«Julgo que é o desejo de todos os são-brasenses poder dizer que vão à Praia no seu próprio concelho. Sempre dissemos que, de São Brás, também se vê o mar. Agora, os munícipes podem dizer que em São Brás, também há mar. O futuro concelho também ganhará um enorme potencial ao nível turístico», ilustrou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro, em declarações ao Sul Informação.

António Pina, por seu lado, salienta as vantagens que Olhão pode tirar da ligação das dinâmicas litoral-serra, ao nível económico, bem como o ganhar de escala ao nível populacional. «Sempre houve essa relação entre as gentes de Olhão e de São Brás, nomeadamente no que toca a trocas comerciais. Esta fusão vai permitir potenciá-las e aumentará a competitividade de ambos os concelhos», acredita.

Neste momento, as maiores dúvidas residem no nome do futuro concelho. Uma junção dos atuais nomes dos dois municípios será pouco provável, pelo que se perspetiva uma nova designação. «Ainda não há certezas, mas ponderamos lançar um concurso de ideias para achar a designação ideal», revelou António Pina.

 

NOTA: Como a maioria dos nossos leitores percebeu, esta não é uma notícia, mas antes uma brincadeira do 1 de Abril. Embora a ideia de fundir municípios até nem fosse má de todo…
Agradecemos a colaboração nesta brincadeira aos nossos leitores e aos dois autarcas aqui pretensamente citados.

 

 

Comentários

pub