Museu do Mar e da Terra da Carrapateira apresenta novo projeto do Serviço Educativo

Até onde poderemos viajar num Museu? De que são feitas as ondas? A que cheiram as imagens? A que sabe […]

Até onde poderemos viajar num Museu? De que são feitas as ondas? A que cheiram as imagens? A que sabe o fundo do mar? Qual é o som da natureza? Estas são algumas dos temas que o novo projeto do Serviço Educativo do Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, em Aljezur, quer levar os jovens visitantes à descoberta.

Este novo projeto integra-se no «Programa de Mobilidade de Educadores», em parceria com a Direção Regional da Cultura do Algarve e a Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras entidades.

Incrementando a participação e a interação, estimulando a imaginação, ampliando o conhecimento do meio ambiente, do território envolvente e promovendo a participação coletiva, os alunos e outros visitantes mais jovens vão ter a oportunidade de explorar o espaço do museu e conhecer algumas das suas histórias.

O objetivo é proporcionar um processo de descoberta e aprendizagem que visa as boas práticas de mediação cultural assente no diálogo e participação ativa dos participantes, utilizando materiais de exploração para promover uma análise vivenciada das peças, das fotografias, das situações e dos espaços envolventes do mesmo.

Com marcação prévia dentro do horário de abertura do museu, de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 17h00, a “Viagem dos Sentidos”, composta essencialmente para o público infantil, convida a ingressar pelo mundo das viagens, das explorações e navegações feitas de bonitas aprendizagens e mágicas cumplicidades ao serviço da pedagogia.

«Observa, toca, cheira, sente e ouve… (e) porque uma história faz-nos sempre sonhar, viajar e mergulhar no mundo da imaginação, vamos explorar e descobrir nos corredores do museu alguns dos seus segredos escondidos».

«Juntos vamos partir à descoberta de um tesouro muito especial. Com os olhos bem abertos e com uma grande dose de curiosidade, vamos fazer desta aventura fantástica uma viagem inesperada pelo mar e pela terra através das pistas que nos vão sendo lançadas ao longo do caminho para encontrarmos o que tanto procuramos».

«Venham daí, marinheiros, exploradores e grandes aventureiros pois esta vai ser uma viagem extraordinária para quem vem explorar e navegar pela primeira vez no nosso museu!»

Comentários

pub