LPN propõe 7 medidas para adaptar Portugal às alterações climáticas

A LPN – Liga para a Proteção da Natureza apresentou este sábado o documento “Preparar Portugal”, com um conjunto de […]

A LPN – Liga para a Proteção da Natureza apresentou este sábado o documento “Preparar Portugal”, com um conjunto de medidas que visam «mitigar as alterações e preparar o país para um clima mais quente, mais seco, com fenómenos climatéricos extremos, ameaças permanentes ao litoral e aumento dos incêndios florestais».

Este documento surge após a divulgação da 3ª parte do Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), intitulada “Climate Change 2014: Mitigation of Climate Change”, que foi ontem divulgada em Berlim, na Alemanha.

Neste relatório, o IPCC apresenta uma série de medidas para a mitigação das alterações climáticas e adaptação do planeta e das suas diferentes regiões às alterações previstas pelos cientistas do IPCC.

A LPN, após análise deste documento, assim como da 2ª parte do Relatório, divulgada em 31 de Março passado, apresentou este sábado um conjunto de sete planos para a adaptação e mitigação das alterações climáticas em Portugal.

Considerando que «já são efetivas as consequências das alterações climáticas no território nacional e que as mesmas tenderão a agravar-se no próximo século, com a mudança do regime hídrico, com aumento de chuvas intensas e secas severas, as cheias, a erosão costeira, as tempestades extremas, o aumento do nível médio do mar e dos incêndios florestais, é necessário o país preparar-se».

O documento “Preparar Portugal”, preparado pela LPN, compreende sete propostas de adaptação para o país, que passam por um Programa de desmantelamento de barragens obsoletas, Proteção de cheias, Deslocação de populações em zonas costeiras ameaçadas, Adaptação dos sistemas e culturas agrícolas, Criação de barreiras florestais autóctones, Implementação imediata de um Plano Nacional de Eficiência Energética e ainda Expansão de uma rede de transportes públicos coletivos economicamente acessíveis a toda a população.

O documento “Preparar Portugal” pode ser consultado no site da LPN em www.lpn.pt.

Comentários

pub