Loulé cria roteiro turístico assente na tradição dos mercados, património e comércio

O projeto “Loulé, Cidade de Mercados”, que nasce de uma parceria entre a ACRAL, Casa da Cultura de Loulé e […]

O projeto “Loulé, Cidade de Mercados”, que nasce de uma parceria entre a ACRAL, Casa da Cultura de Loulé e Câmara Municipal de Loulé, arranca a 3 de maio.

Trata-se de um roteiro que pretende fazer a ligação entre o tradicional Mercado Municipal e o Mercado de Santo António, criando uma série de mercados temáticos, pontos de animação, atividades culturais, sem esquecer o comércio local e o rico património histórico da cidade, mostrando ao visitante o que de melhor Loulé tem para oferecer.

Esta iniciativa acontecerá no primeiro sábado de cada mês, das 9h00 às 16h0, e irá integrar a Rua Maria Campina, Praça da República (Mercado Municipal), Rua 5 de Outubro (Rua das Lojas), Largo de S. Francisco, Praça Manuel d’Arriaga, Rua Brites de Almeida, Rua Marçal Aboim e zona do Mercado de Santo António, não esquecendo a Zona Histórica e todos os seus pontos de interesse turístico.

Este projeto assenta na forte tradição da cidade ligada aos mercados que remonta à Idade Média.

Atualmente Loulé é uma das mais antigas praças comerciais do Algarve e uma das mais fortes da região, com o seu Mercado Municipal que é um dos ex-libris da cidade, onde é possível encontrar o melhor peixe, legumes e artigos de artesanato diversos, mas também o Mercado de Santo António, um dos pontos atrativos de visita para os turistas.

“No presente, a maioria dos turistas que nos visita compra um pacote para o Mercado de Santo António, mas Loulé tem muito mais para oferecer e para visitar. Por isso, nós temos que valorizar o que temos de melhor na nossa cidade, desde a arte à cultura, à gastronomia, e a nossa proposta é que as pessoas que vêm a Loulé comecem a fazer o roteiro “Loulé, Cidade de Mercados””, referiu José Leal, responsável da ACRAL, durante a apresentação do projeto.

Assim, pretende-se que o ponto de chegada dos turistas seja a Avenida 25 de Abril, onde já existe um espaço de paragem de autocarros. O percurso terá o seu início com atividades na Rua Maria Campina, uma artéria que tem uma dinâmica própria dos lojistas, já que esta é uma zona comercial por excelência.

Com este roteiro pretende-se criar também junto à Estátua do Dr. Batalim um espaço para Artes e Culturas, onde os fotógrafos, os pintores, os caricaturistas poderão fazer os seus trabalhos ao vivo e vendê-los.

O percurso segue então para o Mercado Municipal, que já tem uma dinâmica própria, principalmente aos sábados de manhã, e que é um lugar de eleição para os que visitam Loulé, um espaço com cores, cheiros e sabores. Mas pretende-se agora acrescentar neste espaço também momentos de animação, como flash mobs ou outro tipo de animação com grupos de dramatização.

Daqui o roteiro segue para a Praça da República, onde o comércio tradicional é convidado também para vir para a rua vender os seus produtos. Todos os lojistas que assim desejam e que tenham possibilidade poderão estender para a rua a sua atividade, não só nesta artéria, como também na Rua Maria Campina e na Rua 5 de Outubro.

A Praça da República será também um ponto com animação e a Cerca do Convento, onde todos os sábados acontece o “Mercadinho de Loulé”, ficará igualmente incluída no “Loulé, Cidade de Mercados”.

Assim, no dia 3 de maio o mercadinho temático que aqui vai estar será dedicado às “Tradições, Prazeres e Experiências”. Este espaço está também destinado a atuações musicais e de clubes de ginástica.

O roteiro segue depois para a Rua 5 de Outubro (Rua das Lojas), também ela com a sua dinâmica comercial. Além dos grupos de música que já atuam habitualmente nesta artéria, serão também convidados outros grupos de animação musical.

Segue-se depois para o Largo de S. Francisco onde irá decorrer uma Feira de Flores, Ervas Aromáticas e outras Plantas. Esta zona poderá oferecer também uma visita à Igreja de S. Francisco e ao Pólo Museológico dos Frutos Secos.

Aqui o roteiro continua para o seu interior. “Neste momento, as pessoas que visitam o Mercado de Santo António ao sábado de manhã, por norma, fazem a Rua da Nossa Senhora da Piedade, uma rua com bastante trânsito automóvel e bastante perigosa. Através deste roteiro são convidadas a desviar-se para o interior da cidade”, explicou o responsável da ACRAL.

Assim, o visitante fará uma passagem pelo jardim do Largo Manuel d’Arriaga, em frente ao Loulé Jardim Hotel, desconhecido para a maioria dos turistas mas que é um espaço aprazível. Toda esta zona será destinada a colecionadores, antiguidades e a feira de velharias.

O próximo ponto de passagem será a Rua Brites de Almeida, nas traseiras da Escola Hortas de Santo António, onde vão estar em exposição veículos motorizados antigos, desde automóveis a motas. Já a Rua Marçal Aboim (ligação da rotunda da BP à rotunda dos Homens do Andor) destina-se a espaço de comidas e bebidas, com diversas roulotes, uma zona diferenciada em termos gastronómicos do que existe no centro da cidade.

O roteiro termina no Largo do Convento de Santo António, em frente ao Mercado Semanal de Santo António.

Em paralelo a este roteiro, também serão agendadas visitas guiadas a lugares históricos de Loulé, já que se pretende que a Zona Histórica também faça parte do percurso, com tudo o que tem para oferecer em termos culturais, patrimoniais, ao nível da arte e também do comércio.

Como tal, o Castelo, o Museu Municipal, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, as Bicas Velhas, o Jardim dos Amuados e a Igreja Matriz serão pontos fundamentais no “Loulé, Cidade de Mercados”.

No dia 3 de maio, destaca-se ainda a “Exposição Símbolos e Documentos de Abril”, patente ao público no Convento de Santo António, que também faz parte deste roteiro, e o 2º Loulé Fashion, um desfile de moda com modelos e lojas de Loulé, a ter lugar no Mercado Municipal.

“Este é o roteiro que nós propomos para as pessoas que visitam, tanto os turistas nacionais e estrangeiros como também as pessoas dos concelhos limítrofes que queremos que voltem à cidade de Loulé porque temos zonas comerciais bastante atractivas e temos mercados com grande potencial. Essa é a intenção deste roteiro”, sublinhou José Leal, que referiu ainda ser um dos objectivos que o visitante estenda a sua permanência na cidade, já que a tendência é que os turistas fiquem em Loulé até às 16h00.

Comentários

pub