Loulé aprova plano para melhor prevenção e combate a incêndios

Melhorar a vigilância, deteção e o combate a incêndios é o grande objetivo do Plano Operacional Municipal do Concelho de […]

Melhorar a vigilância, deteção e o combate a incêndios é o grande objetivo do Plano Operacional Municipal do Concelho de Loulé, que foi apresentado e aprovado no passado dia 10 de abril, numa reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios deste concelho.

Paralelamente, a autarquia está a promover um programa de sensibilização junto da população, que tem vindo a ser alertada «a obrigatoriedade de proceder à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais, tendo em atenção a aproximação da época crítica de incêndios florestais».

No mesmo encontro, foi feito o ponto de situação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e uma breve apresentação da Rede Nacional de Incêndios e Efeitos no Solo, pela Universidade do Algarve.

O POM integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (caderno III), na sua vertente operacional, em particular nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incendio. Inclui o levantamento dos meios e recursos, contatos, setorização territorial, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão.

«Este documento é de atualização anual, devendo ser aprovado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios até 15 de abril de cada ano, para posteriormente ser remetido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas», explicou a Câmara de Loulé.

Comentários

pub