Lagos quer colaborar com a universidade para ganhar «força e escala»

Foi com «espírito de colaboração» e o desejo de ganhar «força e escala», que a presidente da Câmara de Lagos […]

Foi com «espírito de colaboração» e o desejo de ganhar «força e escala», que a presidente da Câmara de Lagos Joaquina Matos recebeu na passada sexta-feira a visita do reitor da Universidade do Algarve (UAlg).

António Branco continua a realizar o périplo que o irá levar a todos os municípios algarvios, para conhecer a sua realidade económica e social e criar pontes com as forças vivas da região.

Uma medida que é inédita e «uma notícia muito boa», na visão de Joaquina Matos.

«Foi com muito gosto que recebi este desafio. Precisamos de uma universidade forte, em trabalho direto com as empresas e com os que intervêm na região. No fundo, precisamos todos uns dos outros, para ganhar força e nos afirmar», disse a edil lacobrigense.

Ao longo do dia, a Câmara de Lagos levou a comitiva reitoral a visitar instituições e empresas do concelho. De manhã, o enfoque foi para a área da educação, com passagem nas sedes de agrupamento, as duas escolas Secundárias de Lagos.

Da parte da tarde, houve uma visita aos estaleiros de Lagos, «que empregam já 50 pessoas e têm vindo a aumentar» o número de postos de trabalho criados, seguindo-se passagens na Marina de Lagos e na Academia de Música. «Também visitámos uma quinta [exploração vitivinícola “Monte da Casteleja”] numa aldeia próxima», revelou Joaquina Matos, em declarações à Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

A presidente da Câmara de Lagos elogiou a iniciativa da UAlg, já que considera que «é desta forma que vamos ganhar o nosso estatuto de região forte, desenvolvida, de progresso».

«Só conseguiremos fazê-lo todos juntos, as autarquias, os organismos do Estado e, naturalmente, a universidade. Há cerca de 30 anos, esta instituição foi criada, também, por algarvios, que a conseguiram conquistar com muito esforço», considerou.

 

António Branco está a conhecer «um Algarve diferente»

Esta é foi o quinto município visitado por António Branco, depois de Loulé, Lagoa, Castro Marim e São Brás de Alportel. As visitas continuarão até maio, mas já é possível perceber a importância que têm.

«Tenho descoberto um Algarve diferente, porque estou a ter oportunidade de conhecer uma atividade económica com muito fôlego e imaginação. Embora sejam pequenas empresas, têm grande entusiasmo e isso tem sido muito interessante», revelou o reitor.

Acima de tudo, a universidade quer demonstrar, com estas visitas, que está de portas abertas e disponível a ajudar a resolver problemas. «E isso tem corrido muito bem, muito melhor do que eu alguma vez poderia ter imaginado. Somos muitíssimo bem recebidos», assegurou.

«Já estamos a receber pedidos de empresários e das próprias autarquias. Estamos a fazer a compilação desses pedidos, porque nos parece que, em alguns casos, valerá a pena esperar, dado que no fim [do ciclo de visitas aos 16 municípios algarvios] haverá uma série de estudos que serão redundantes. Ou seja, valerá a pena fazer um estudo que abranja várias realidades ao mesmo tempo», considera António Branco

Este é um trabalho interno, que, dada a abrangência regional da medida da equipa reitoral, se adivinha difícil. «Eu estou convencido que vamos conseguir, porque a UAlg tem muitos recursos e, se tudo for bem coordenado e pensado, seremos capazes de responder às muitas solicitações que temos recebido. O facto de as recebermos é um bom indício, pois significa que a sociedade conhece a utilidade que nós podemos ter para a resolução de problemas concretos», concluiu.

 

Fotos cedidas pela Câmara de Lagos. Veja mais na fotogaleria:

Comentários

pub